Meio ambiente

Ratos ‘extintos’ há 150 anos na Austrália são redescobertos

Espécie que havia desaparecido do continente australiano é encontrada em ilhas ao largo da costa ocidental do país

Um mamífero australiano que se pensava ter sido exterminado há mais de 150 anos pode agora ser riscado da lista de animais extintos, após um novo estudo. O trabalho foi publicado na revista PNAS.
Os pesquisadores compararam amostras de DNA de oito roedores australianos extintos, bem como de 42 de seus parentes vivos, para observar o declínio das espécies nativas desde a chegada dos europeus à Austrália.
O estudo mostrou que o supostamente extinto rato-de-gould (Pseudomys gouldii) era indistinguível do djoongari, ou rato-de-shark-bay (Pseudomys fieldi), ainda encontrado em várias pequenas ilhas na costa da Austrália Ocidental.
De acordo com a autora principal, Drª Emily Roycroft, da Universidade Nacional Australiana (ANU, na sigla em inglês), o resultado é empolgante. Mas também preocupa.

Colapso populacional enorme
“A ressurreição dessa espécie traz boas notícias em face da taxa desproporcionalmente alta de extinção de roedores nativos, que representa 41% da extinção de mamíferos australianos desde a colonização europeia em 1788”, disse a Drª Roycroft.

“É empolgante que o rato-de-gould ainda esteja por aí. Mas seu desaparecimento do continente destaca a rapidez com que essa espécie deixou de ser distribuída na maior parte da Austrália, para sobreviver apenas em ilhas ao largo da Austrália Ocidental. É um colapso populacional enorme”.

Além do rato-de-gould, o estudo examinou sete outras espécies nativas extintas. Todas tinham diversidade genética relativamente alta imediatamente antes da extinção, o que sugere que que suas populações eram grandes e disseminadas antes da chegada dos europeus.

“Isso mostra que a diversidade genética não oferece seguro garantido contra a extinção”, disse Roycroft. “A extinção dessas espécies aconteceu muito rapidamente”.

A cientista prosseguiu: “Elas eram provavelmente comuns, com grandes populações antes da chegada dos europeus. Mas a introdução de gatos selvagens, raposas e outras espécies invasoras, desmatamento de terras agrícolas e novas doenças dizimaram absolutamente as espécies nativas. (…) Ainda temos muita biodiversidade a perder aqui na Austrália e não estamos fazendo o suficiente para protegê-la”.

Fonte: Revista Planeta

Related Posts

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

EnglishPortugueseSpanish