Tecnologia & Inovação

Guarda-chuva capta e purifica água pluvial, que pode ser usada para consumo humano

E se existisse um guarda-chuva capaz de colher, armazenar e purificar a água que cai do céu? Foi a partir desta simples questão, que o russo Volkan Uğurel projetou um guarda-chuva ecológico, que oferece água  própria para o consumo humano logo após o processo de filtragem. Dividido em três níveis, o sistema de filtragem é capaz de encher uma garrafa de 220 ml de água potável, já acoplada no cabo do guarda-chuva.
O guarda-chuva é composto por uma malha de metal na parte superior — é ela que barra as partículas mais grossas. Em seguida, um bloco removível formado por um filtro de carbono e um filtro de membrana é capaz de remover todos os produtos químicos orgânicos, tornando a água pronta para consumo humano.
Volkan é estudante de designer industrial na Universidade Técnica Estatal Bauman de Moscou e batizou seu guarda-chuva de Nonagon Umbrella, em referência ao álbum Nonagon Infinity, de uma banda australiana de rock psicodélico. Seu objetivo é patentear sua criação e democratizar o sistema de captação da água da chuva.
Vale lembrar que a água da chuva pode ser usada em casa para diversos fins, como a rega de plantas, limpeza geral e descargas, mas nunca diretamente para o consumo humano. Não se esqueça que a chuva carrega substâncias contaminantes da atmosfera, isso sem contar que o líquido passa por telhados e calhas antes de serem captadas no recipiente de armazenamento.

Fonte: Território Secreto

Related Posts

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

EnglishPortugueseSpanish