Política

É Isso Aí — As novas do ‘reizinho’

Amigos (as) cá estou eu de volta! E lembrando mais uma do “Reizinho” que nunca perde as oportunidades matutinas ante os seus fiéis e permanentes seguidores à frente do Palácio do Planalto. Vejam que ele, com aquela velha cara de sabichão, e sendo filmado por um canal de viagens, mandou essa “pérola” de comentário, citando as “belezas do País”.
“Conheça o Brasil por dentro e por fora, a verdade acima de tudo. Amazônia, Antártica”, disse Bolsonaro ao incluir o continente gélido no Brasil.

“Reizinho”, por favor anote aí e aprenda:
Antártida, também denominada no Brasil por Antártica, é o mais meridional e o segundo menor dos continentes (maior apenas que a Austrália), com uma superfície de 14 milhões de quilômetros quadrados. A Antártida rodeia o polo Sul e por esse motivo está quase completamente coberta por enormes geleiras (glaciares), exceção feita a algumas zonas de elevado aclive nas cadeias montanhosas e à extremidade norte da península Antártica. Sua formação se deu pela separação do antigo supercontinente Gondwana há aproximadamente 100 milhões de anos e seu resfriamento aconteceu nos últimos 35 milhões de anos.
Nossa, é mesmo!?

E mais: É o continente mais frio, mais seco, com a maior média de altitude e de maior índice de ventos fortes do planeta. A temperatura mais baixa da Terra (-93,2 °C) foi registrada na Antártida, sendo a temperatura média na costa, durante o verão, de -10 °C; no interior do continente, é de -40 °C.
Muitos autores o consideram um grande deserto polar, pela baixa taxa de precipitação no interior do continente. A altitude média da Antártida é de aproximadamente 2000 metros. Ventanias com velocidades de aproximadamente 100 km/h são comuns e podem durar vários dias. Ventos de até 320 km/h já foram registrados na área costeira.

Meme do presidente Bolsonaro (Foto: Reuters/Reprodução)

Caramba! Você sabe tudo da Antártica, hein !?
É majestade, sempre fui um bom aluno! Juridicamente, a Antártida está sujeita ao Tratado da Antártida, pelo qual as várias nações que reivindicavam territórios no continente (Argentina, Chile, Nova Zelândia, Austrália, França, Noruega e Reino Unido) concordaram em suspender as suas reivindicações, abrindo o continente à exploração científica.
Pois é “Reizinho”, por esse motivo, e pela dureza das condições climáticas, não tem população permanente, embora tenha uma população provisória de cientistas e pessoal de apoio nas bases polares, que oscila entre mil (no inverno) e quatro mil pessoas (no verão). Dois destes assentamentos com uma população regular (incluindo crianças) são Villa Las Estrellas (do Chile) e Base Esperanza (da Argentina).
É mesmo? E o nosso Brasil, não está nessa?

Bom majestade, finalizando, anota aí, depois de oito anos sendo reconstruída, a base científica brasileira localizada na Antártica foi reinaugurada em 15 de janeiro de 2020 ou seja já no seu (des) governo.
A Estação “Comandante Ferraz” sofreu um incêndio em 2012, que matou dois militares e deixou 70% do local destruído. A base fica na Ilha do Rei George, uma pontinha da Antártica próxima ao sul do Chile.

Nova Estação Antártica Comandante Ferraz (Foto: Estudio41 Arquitetura)

Moral da História — Parece que neste momento da história do Brasil os políticos perderam completamente seus parâmetros éticos e, por conseguinte, a sociedade começa a fazer uma reflexão sobre a forma como é feita a política no país, pois as próximas gerações pagarão um altíssimo preço se nada for feito no presente.

Jorge Rodrigues Pacheco

Jorge Rodrigues Pacheco

Analista política Advogado, Jornalista e Radialista

Related Posts

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

EnglishPortugueseSpanish