Geral

Atividades culturais e oficinas marcam primeiro dia da Semana da Juventude em Vitória

A programação vai até sexta-feira (23). Além de Andorinhas, Centro, São Benedito (Território do Bem) e Grande São Pedro contarão com uma série de ações

Atividades culturais, oficinas, ações de saúde e serviços ligados a qualificação, emprego e geração de renda para os jovens marcaram o primeiro dia da 8ª Semana Municipal da Juventude. A abertura foi realizada na tarde desta segunda-feira (19), no bairro Andorinhas, e contou com a presença do prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini.
Os jovens contaram, ainda, com rodas de conversas sobre a importância da gestão da inovação, debates sobre políticas públicas para a juventude e orientações sobre infecções sexualmente transmissíveis e combate aos mosquitos. Houve, também, uma oficina sobre o uso da oralidade nas mídias sociais, corte de cabelo e maquiagem.
A programação vai até sexta-feira (23). Além de Andorinhas, Centro, São Benedito (Território do Bem) e Grande São Pedro contarão com uma série de ações. Este ano, o encontro tem como tema “Juventudes Ativas na Cidade”, com o objetivo de afirmar direitos e ampliar a autoestima, a autonomia e a participação dos jovens na capital.

Prefeito Lorenzo Pazolini participou da abertura da Semana da Juventude, na quadra do Cajun de Andorinhas (Foto: Jansen Lube)

Participação
O jovem Miguel dos Anjos, de 12 anos, não perdeu tempo. Logo que foram abertos os serviços e oficinas, ele procurou o corte de cabelo. “Vim fazer o pé do cabelo para ficar na moda e aproveitar os eventos aqui na quadra”, contou.
Estudante do 9º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Izaura Marques, Kaylane dos Santos Matos foi em busca de oportunidades para o primeiro emprego. “Quero ajudar minha mãe por meio de um estágio remunerado ou oportunidades para os jovens”, disse.

Miguel dos Anjos teve a chance de ganhar um corte de cabelo (Foto: Divulgação Semcid)

Concretização e reflexão
“Este é um momento de concretização de políticas públicas e, também, de reflexão, em que toda a gestão se volta para cuidar das pessoas com maior intensidade, principalmente da juventude. Por isso, escolhemos Andorinhas, porque temos certeza de que as políticas implementadas durante esses seis primeiros meses, zelando por quem mais precisa, estão sendo efetivas. Neste momento, trazemos ainda mais interação entre a nossa equipe e a cidade, por essa construção coletiva”, disse o prefeito Lorenzo Pazolini.
A secretária municipal de Cidadania, Direitos Humanos e Trabalho, Neuzinha de Oliveira, destacou a importância do evento para a cidade. Segundo ela, a Semana da Juventude vem se consolidando como uma ferramenta da política municipal da juventude, a fim de dar visibilidade e acessibilidade aos serviços inerentes ao público jovem. “Desenvolvemos um conjunto de ações para a valorização da criatividade, do protagonismo, da participação cidadã e, também, do empoderamento da juventude”, disse.

“Desenvolvemos um conjunto de ações para a valorização da criatividade, do protagonismo e do empoderamento da juventude”, disse Neuzinha de Oliveira (Foto: Jansen Lube)

Centro
Oficina de maquiagem, exibição de documentário, varal de poesias, apresentação de coral e exposição virtual de fotografia estão entre as atividades do segundo dia. Nesta terça-feira (20), as ações serão no Cras do Centro, a partir das 14 horas. Fica na rua Loren Reno, 115, Parque Moscoso (antigo Colégio Americano).

Parceria
A Semana Municipal da Juventude é executada pela Semcid, por meio da Coordenação de Políticas dos Direitos da Juventude, em colaboração com o Conselho Municipal da Juventude (Comjuv), além de outras secretarias municipais, e em parceria com a Bem Brasil — Instituto de Desenvolvimento Social, que desenvolve as atividades nos equipamentos Casa da Juventude, Núcleo Afro Odomodê e Centro de Referência da Juventude Itinerante (CRJ).

Semana da Juventude (Fotos: Divulgação Semcid)

Programação

Terça-feira, 20/07
No Cras Centro (Coletivo de Projovem), a partir das 14 horas
Apresentação do Coral Serenata
Exibição do documentário “Depoimentos dos Jovens” — Narrativas de Jovens que frequentaram equipamentos de Juventude de Vitória
Varal de Poesia
Oficina de Maquiagem
Exposição virtual de fotografia AFRO ESTIMA

Quarta-feira, 21/07
14h-16h — Oficina de Tranças e Raízes — Bairro São Pedro — Casa da Juventude
14h-16h — Oficina de Coração de Chocolate — Território do Bem — articulação com o Banco Bem
14h-17h — Oficina de Doce Africano (Coletivo de Projovem) — Bairro Santo André — CEU São Pedro
18h-20h — Oficina de Doce Africano (Turma de EJA) — Bairro Santo André — CEU São Pedro
18h-19h — Debate sobre “Uso da oralidade nas mídias sociais” com a professora do Ifes, Raquel Camargo Trentim — Google Meet

Quinta-feira, 22/07
14h-16h — Oficina de Entrelace — Bairro São Pedro — Casa da Juventude
14h-16h — Oficina de Grafite — Bairro Andorinhas — Cajun
13h-15h — Oficina de Tranças — Bairro Andorinhas — Cajun
15h-17h — Oficina de macramê — Bairro Andorinhas — Cajun
14h-16h — Ação de saúde — Palestra Cras de Resistência — público Projovem
18h-19h — OBIRIN — Em alusão ao dia 25 de Julho — Dia da Mulher Negra, Latina e Caribenha. Convidada: Silvana Santos — Live Instagram do Odomodê

Sexta-feira, 23/07
14h-16h — Oficina de Bolo de Pote — Bairro São Pedro — Núcleo de Inclusão Produtiva
18h — Cine Casa — Exibição do Curta-metragem “Na Quebrada” e do documentário “Amarelo” — Bairro São Pedro — Praça ao lado do Museu do Pescador
18h — Apresentação de Dança (Break) — Praça ao lado do Museu do Pescador
18h — Apresentação Musical Pretaô — Praça ao lado do Museu do Pescador
18h — Open Mic — Microfone aberto para declamação de poesia, música e outas expressões culturais — Praça ao lado do Museu do Pescador
18h — Roda de Capoeira — Praça ao lado do Museu do Pescador
18h — Coletivo de Poesia — Praça ao lado do Museu do Pescador

Fonte: PMV

Related Posts

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

EnglishPortugueseSpanish