Meio ambiente

Defeso do sururu começa no próximo dia 1º e vai até 31 de Dezembro

Semmam realiza ação de conscientização sobre o defeso do sururu de costão rochoso

A fiscalização ambiental da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semmam) de Vitória iniciou, na manhã da última quarta-feira (25), abordagens aos catadores de sururu de costão rochoso (o Perna perna).
A ação visa orientar aos catadores sobre o período do defeso do crustáceo — quando é proibida a cata e a comercialização — que começa no dia 1º de setembro e se estende até 31 de dezembro.
A primeira ação foi na Ilha do Frade — Área de Proteção Ambiental (APA) Baía das Tartarugas. “Havia apenas um catador, Então, apenas orientamos sobre a proximidade da época do defeso, que é período da reprodução do sururu”, contou Alexandro Amaral, gerente de Fiscalização Ambiental da Semmam.
Segundo Amaral, além das ações rotineiras ao logo do ano, sobre pesca e outros crimes ambientais, a gerência realiza operações em períodos específicos.

“A fiscalização é intensificada durante o defeso. Mas, antes, fazemos abordagens educativas”, disse.

As ações educativas e desenvolvidas pela Gerência de Educação Ambiental da Semmam, complementam as abordagens da fiscalização.

(Foto: Divulgação Semmam)

Defeso
O defeso é assegurado na faixa costeira que vai do Espírito Santo ao Rio Grande do Sul. De acordo com a Lei 9.605, a multa para quem for flagrado catando sururu nesse período varia de R$700,00 a R$ 100.000,00.

Fonte: PMV

Related Posts

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

EnglishPortugueseSpanish