Meio ambiente Saúde

OMS faz alerta sobre as novas Diretrizes Globais de Qualidade do Ar

No Espírito Santo, presidente da ONG Juntos SOS Espírito Santo Ambiental, Eraylton Moreschi, trabalha há anos no combate à poluição do ar

A ONG Juntos SOS Espírito Santo Ambiental requereu, nesta quarta-feira (22), ao Ministério Público Estadual (Número: OUV2021089239) que determine a realização de processo revisório por empresas isentas e certificadas de todas as metas e diretrizes estabelecidas nos TCAs 035 da VALE e 36 da ArcelorMittal objetivando correções necessárias nestas metas e diretrizes a fim de que se mitigue suas emissões dos poluentes especificados nas diretrizes da Organização Mundial da Saúde (OMS) com as Melhores Tecnologias Disponíveis em nível mundial objetivando o atendimento “Das novas Diretrizes Globais de Qualidade do Ar da OMS visando salvar vidas Capixabas da poluição do ar”.
Em entrevista, por telefone, ao Fatos & Notícias, Eraylton Moreschi, presidente da instituição, lembrou que a OMS fez um comunicado à imprensa em seu site oficial onde menciona números que evidenciam danos que a poluição do ar aflige à saúde humana e da importância das empresas se adequarem às novas Diretrizes Globais de Qualidade do Ar, que visam salvar milhões de vidas.
O presidente aproveitou ainda para lembrar que o artigo 225 da Constituição Federal é muito clara quando diz que “Todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida, impondo-se ao poder público e à coletividade o dever de defendê-lo e preservá-lo para as presentes e futuras gerações”.

Eraylton Moreschi, presidente da ONG Juntos SOS Espírito Santo Ambiental (Foto: Arquivo Pessoal)

Nota à imprensa da Organização Mundial da Saúde

As novas Diretrizes Globais de Qualidade do Ar da OMS visam salvar milhões de vidas da poluição do ar

Copenhague, Genebra, 22 de setembro de 2021
A poluição do ar é uma das maiores ameaças ambientais à saúde humana, juntamente com as mudanças climáticas. As novas Diretrizes Globais de Qualidade do Ar (AQGs) da Organização Mundial da Saúde (OMS) fornecem evidências claras dos danos que a poluição do ar inflige à saúde humana, em concentrações ainda mais baixas do que as previamente compreendidas. As diretrizes recomendam novos níveis de qualidade do ar para proteger a saúde das populações, reduzindo os níveis dos principais poluentes atmosféricos, alguns dos quais também contribuem para as mudanças climáticas.
Desde a última atualização global da OMS, de 2005, tem havido um aumento acentuado de evidências que mostram como a poluição do ar afeta diferentes aspectos da saúde. Por esse motivo, e após uma revisão sistemática das evidências acumuladas, a OMS ajustou quase todos os níveis de AQGs para baixo, alertando
que exceder os novos níveis das diretrizes de qualidade do ar está associado a riscos significativos para a saúde. Ao mesmo tempo, porém, aderir a eles pode salvar milhões de vidas.
A cada ano, estima-se que a exposição à poluição do ar cause sete milhões de mortes prematuras e resulte na perda de milhões de anos de vida saudáveis. Em crianças, isso pode incluir redução do crescimento e função pulmonar, infecções respiratórias e asma agravada. Em adultos, a doença cardíaca isquêmica e o derrame cerebral são as causas mais comuns de morte prematura atribuíveis à poluição do ar externo, e também estão surgindo evidências de outros efeitos, como diabetes e doenças neurodegenerativas. Isso coloca o fardo das doenças atribuíveis à poluição do ar em pé de igualdade com outros grandes riscos globais à saúde, como dieta não saudável e tabagismo.
A poluição do ar é uma das maiores ameaças ambientais à saúde humana, juntamente com as mudanças climáticas. Melhorar a qualidade do ar pode aumentar os esforços de mitigação das mudanças climáticas, enquanto a redução das emissões, por sua vez, melhorará a qualidade do ar. Ao se esforçar para atingir esses níveis de diretrizes, os países estarão tanto protegendo a saúde quanto mitigando as mudanças climáticas globais.
As novas diretrizes da OMS recomendam níveis de qualidade do ar para seis poluentes, onde as evidências avançaram mais sobre os efeitos da exposição à saúde. Quando são tomadas medidas sobre esses poluentes chamados clássicos — partículas (PM), ozônio (O₃), dióxido de nitrogênio (NO₂), dióxido de enxofre (SO₂) e monóxido de carbono (CO), também têm impacto sobre outros poluentes prejudiciais.
Os riscos à saúde associados a partículas iguais ou menores que 10 e 2,5 mícrons (µm) de diâmetro (PM₁₀ e PM₂.₅, respectivamente) são de particular relevância para a saúde pública. Tanto o PM₂.₅ quanto o PM₁₀ são capazes de penetrar profundamente nos pulmões, mas o PM₂.₅ pode até entrar na corrente sanguínea, resultando principalmente em impactos cardiovasculares e respiratórios, e também afetando outros órgãos. PM é gerado principalmente pela combustão de combustível em diferentes setores, incluindo transporte, energia, residências, indústria e agricultura. Em 2013, a poluição do ar exterior e partículas em suspensão foram classificados como cancerígenos pela Agência Internacional de Pesquisa do Câncer da OMS (IARC).
As diretrizes também destacam boas práticas para o gerenciamento de certos tipos de material particulado (por exemplo, carbono negro/carbono elementar, partículas ultrafinas, partículas originadas de tempestades de areia e poeira) para os quais atualmente não há evidências quantitativas suficientes para definir os níveis de diretrizes de qualidade do ar. Eles são aplicáveis a ambientes internos e externos globalmente e cobrem todas as configurações.

“A poluição do ar é uma ameaça à saúde em todos os países, mas atinge com mais força as pessoas nos países de renda baixa e média”, disse o Diretor-Geral da OMS, Dr. Tedros Adhanom Ghebreyesus. “As novas Diretrizes de Qualidade do Ar da OMS são uma ferramenta prática e baseada em evidências para melhorar a qualidade do ar do qual toda a vida depende. Exorto todos os países e todos aqueles que lutam para proteger nosso meio ambiente a colocá-los em uso para reduzir o sofrimento e salvar vidas”.

Uma carga desigual de doenças

As disparidades na exposição à poluição do ar estão aumentando em todo o mundo, especialmente porque os países de baixa e média renda estão enfrentando níveis crescentes de poluição do ar por causa da urbanização em grande escala e do desenvolvimento econômico que depende amplamente da queima de combustíveis fósseis.
“Anualmente, a OMS estima que milhões de mortes são causadas pelos efeitos da poluição do ar, principalmente por doenças não transmissíveis. O ar puro deve ser um direito humano fundamental e uma condição necessária para sociedades saudáveis e produtivas. No entanto, apesar de algumas melhorias na qualidade do ar nas últimas três décadas, milhões de pessoas continuam a morrer prematuramente, frequentemente afetando as populações mais vulneráveis e marginalizadas”, disse o Diretor Regional da OMS para a Europa, Dr. Hans Henri P. Kluge.

“Sabemos a magnitude do problema e sabemos como resolvê-lo. Essas diretrizes atualizadas fornecem aos formuladores de políticas evidências sólidas e a ferramenta necessária para lidar com esse problema de saúde de longo prazo”.

Avaliações globais da poluição do ar ambiente por si só sugerem centenas de milhões de anos de vida saudáveis perdidos, com a maior carga de doenças atribuível observada em países de baixa e média renda. Quanto mais expostos à poluição do ar, maior o impacto na saúde, principalmente em indivíduos com doenças crônicas (como asma, doença pulmonar obstrutiva crônica e doenças cardíacas), bem como em idosos, crianças e mulheres grávidas.
Em 2019, mais de 90% da população global vivia em áreas onde as concentrações excediam a diretriz de qualidade do ar da OMS de 2005 para exposição de longo prazo a PM₂.₅. Os países com fortes melhorias na qualidade do ar impulsionadas por políticas públicas têm visto frequentemente uma redução acentuada na poluição do ar, ao passo que os declínios nos últimos 30 anos foram menos perceptíveis em regiões com uma qualidade do ar já boa.

O caminho para alcançar os níveis de diretriz de qualidade do ar recomendados
O objetivo da diretriz é que todos os países atinjam os níveis de qualidade do ar recomendados. Consciente de que essa será uma tarefa difícil para muitos países e regiões que lutam com altos níveis de poluição do ar, a OMS propôs metas provisórias para facilitar a melhoria gradual da qualidade do ar e, assim, benefícios graduais, mas significativos, para a saúde da população.
Quase 80% das mortes relacionadas ao PM₂.₅ poderiam ser evitadas no mundo se os níveis atuais de poluição do ar fossem reduzidos aos propostos na diretriz atualizada, de acordo com uma rápida análise de cenário realizada pela OMS. Ao mesmo tempo, o cumprimento das metas provisórias resultaria na redução da carga de doenças, da qual o maior benefício seria observado em países com altas concentrações de partículas finas (PM₂.₅) e grandes populações.

Haroldo Filho

Haroldo Filho

Jornalista – DRT: 0003818/ES Coordenador-geral da ONG Educar para Crescer

Related Posts

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

EnglishPortugueseSpanish