Educação

Vitória institui tempo integral para Educação Infantil e amplia oferta para 2022

Prefeito Lorenzo Pazolini sancionou a lei que institui e regulamenta o ensino de tempo integral nos Cmeis da capital

A ampliação da jornada escolar possibilita ao sistema educacional garantir, de forma mais efetiva, a proteção integral à criança. Sob essa premissa, o prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini sancionou nesta quarta-feira (29) a lei que institui e regulamenta o ensino de tempo integral nos Centros Municipais de Educação Infantil (Cmei).
Na solenidade, o prefeito anunciou ainda a ampliação das unidades de ensino em tempo integral em Vitória. A previsão é de que, em 2022, dez unidades de ensino, entre Educação Infantil e Ensino Fundamental, sejam escolas de tempo integral.
“Ofertar o tempo integral para crianças da Educação Infantil é de suma importância para as famílias. Significa que os responsáveis por essas crianças poderão trabalhar sabendo que elas terão um lugar seguro e digno onde ficar, que estarão inseridas num processo de aprendizagem. As escolas de tempo integral pressupõem a concepção, o planejamento e a execução de um conjunto de ações inovadoras na formação e na gestão, que promovem o desenvolvimento de uma educação integral na cidade de Vitória”, destacou Pazolini.
Na avaliação da secretária de Educação da capital, Juliana Rohsner, o município dá um passo importante ao regulamentar a oferta de educação em tempo integral para crianças da Educação Infantil.
“Implementar uma política pública de educação integral implica assumir compromissos com o esforço contínuo de eliminação de desigualdades que são históricas, na medida em que se orienta pela superação das barreiras para o acesso e a permanência das crianças na escola. É também uma forma de diminuir as desigualdades educacionais em cada território, com foco nas especificidades de sua população, identificando as potencialidades das dinâmicas locais e do exercício da cidadania. Ofertar quatro Cmei em tempo integral reafirma nosso compromisso de cuidar das nossas crianças ofertando uma educação pública de qualidade”, afirmou.

Prefeito Lorenzo Pazolini sancionou a lei que institui e regulamenta o ensino de tempo integral nos Cmeis da capital (Foto: Jansen Lube/PMV)

Ampliação
Atualmente, Vitória tem um único Cmei com 100% das matrículas em tempo integral, o Aécio Bispo, que fica no Jaburu. Ainda este ano, serão pelo menos mais três unidades de ensino com um percentual de, no mínimo, 60% das matrículas em tempo integral.
São os Cmei Dom João Batista da Motta e Albuquerque, na Praia do Suá, que atende a 118 crianças; Cmei Robson José Nassur Peixoto, no Forte São João, com 100 crianças; e Cmei Silvanete da Silva Rosa Rocha, em Comdusa, com 224 crianças. Os três Cmei terão o prazo de dois anos para atingir 100% das matrículas em tempo integral.
Para 2022, serão mais três unidades de ensino em tempo integral na cidade, que ainda não estão definidas. A Secretaria de Educação de Vitória está concluindo um estudo de viabilidade que apontará mais duas escolas de Ensino Fundamental e uma unidade de Educação Infantil para atender à população em tempo integral a partir do próximo ano.

Tempo integral
A nova legislação, em vigor a partir de sua publicação, fortalece o Programa Educação Integral, um dos prioritários desta gestão municipal, elencado no Planejamento Estratégico 2021-2024, que visa a oferecer novas oportunidades de aprendizagem, ao tempo em que proporciona outras vivências e alternativas de aprendizado, com vistas a enriquecer as atividades curriculares.
O texto da lei ressalta que terão prioridade às vagas para frequentarem a escola de Educação Infantil em Tempo Integral as crianças que já estejam regularmente matriculados na unidade de ensino. Outro critério de prioridade são as crianças em situação de vulnerabilidade e risco social.

Fonte: PMV

Related Posts

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

EnglishPortugueseSpanish