Embraer apresenta conceitos de aviões comerciais elétricos
A Embraer anunciou os conceitos do que deverão ser os primeiros aviões comerciais elétricos desenvolvidos pela fabricante brasileira. A nova série de aeronaves, batizada de Energia, fará parte da meta comercial da empresa de atingir emissão zero de carbono até 2050.
A montadora apresentou seus aviões diretamente de sua sede, em São José dos Campos, São Paulo. Os produtos correspondem a quatro séries de aeronaves limpas — elétricos, movidos a hidrogênio, turbinas duplas movida a gás e híbridos.
No momento os conceitos estão sendo desenvolvidos com empresas de tecnologia de combustível de pequeno e médio porte, bem como universidades e outras parceiras da Embraer. Ainda não há estimativa de um plano de desenvolvimento destas aeronaves.
Confira abaixo as previsões da empresa para as emissões de cada série:
Energia Híbrido (E9-HE)
- Propulsão híbrido-elétrica
- Redução de emissões de CO₂ em até 90%
- 9 assentos
- Motores montados na traseira
- Estimativa de conclusão para 2030
Energia Elétrico (E9-HE)
- Motores totalmente elétricos
- Zero emissões de CO₂
- 9 assentos
- Propulsores de popa em contrarrotação
- Estimativa de conclusão para 2035
Energia Célula de Combustível a Hidrogênio (E19-H2FC)
- Propulsão de hidrogênio elétrico
- Zero emissão de CO₂
- 19 assentos
- Motores elétricos montados na traseira
- Estimativa de conclusão para 2035
Energia Turbina a Gás ou Hidrogênio (E50-H2GT)
- Hidrogênio ou propulsão SAF/JetA
- Até 100% redução de emissões de CO₂
- 35 a 50 assentos
- Motores montados na traseira
- Estimativa de conclusão para 2040
Meta da Embraer é reduzir emissão na indústria com elétricos
Para a Embraer, o objetivo de desenvolvimento é desenvolver novas tecnologias para aviões elétricos, primeiro em aeronaves de pequeno porte, para então, adaptar a modelos maiores.
“Nós vemos nosso papel como desenvolvedor de novas tecnologias para ajudar a indústria a alcançar seus alvos de sustentabilidade”, afirma o vice-presidente de Engenharia, Tecnologia e Estratégia Corporativa da Embraer, Luís Carlos Affonso.
“Não existe solução única ou fácil para chegar à emissão zero. Novas tecnologias e suas infraestruturas de suporte chegarão com o passar do tempo. Estamos trabalhando agora para refinar os primeiros conceitos de aviões, os que podem começar a reduzir emissões agora”, conclui.
No momento, a empresa está fazendo avanços em sua tecnologia de combustível aéreo sustentável (SAF). Os compostos atuais misturam camelina e cana-de-açúcar para a produção de biodiesel. A Embraer planeja ter todas as suas aeronaves compatíveis com o produto até 2030.
Fonte: Olhar Digital