Meio ambiente

Cientistas finalmente descobrem por que os pandas gigantes são preto e branco

A pelagem característica dos mamíferos despertava curiosidade. Descoberta indica que as duas cores são a melhor forma de camuflagem da espécie na natureza

Você nunca se perguntou por que os ursos pandas são brancos com manchas pretas? Esses mamíferos gigantes e muito fofos chamam a atenção pela sua inconfundível pelagem nessas duas cores, em meio às florestas coloridas onde vivem e outros habitats. Durante anos isso despertou curiosidade em cientistas e agora eles descobriram o porquê.
Uma equipe de pesquisadores de três países concluiu que o pelo preto e branco é a melhor forma de camuflagem da espécie na natureza, após analisar fotos de 15 pandas selvagens durante sete anos. Ossi Nokelainen, líder do estudo publicado na revista Scientific reports, disse à BBC: “As raras evidências fotográficas nos permitiram examinar a aparência do panda gigante em seu ambiente natural pela primeira vez”.

Na neve, o pelo branco do Panda se mistura (Foto: Getty Images)

Segundo os cientistas, a coloração características pode ajudá-los a fugir e confundir predadores, como leopardos, tigres e cães selvagens. “O pelo preto se mistura em tons escuros e troncos de árvore, enquanto o pelo branco combina com a folhagem e a neve quando presente, e os tons de pelagem intermediários combinam com as rochas e o solo”, apontou a pesquisa.

Fonte: Um Só Planeta

Related Posts

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

EnglishPortugueseSpanish