Ciência Tecnologia & Inovação

China desenvolve sistema de inteligência artificial capaz de ameaçar constelação Starlink dos EUA

Uma equipe de pesquisadores chineses afirma ter criado um sistema de inteligência artificial antissatélite capaz de “enganar” e desativar satélites inimigos

De acordo com o jornal SCMP, durante uma simulação, o sistema chinês ordenou a três pequenos satélites que se aproximassem e capturassem um alvo por diversas vezes, até que em um determinado momento, o satélite-alvo aprendeu a detectar a ameaça.
Contudo, mesmo detectando a ameaça, o satélite foi incapaz de perseguir os sistemas chineses, que por sua vez, alteraram repentinamente suas rotas, enganando o satélite-alvo.
O professor de astronáutica e autor principal do estudo, Dang Zhaohui, afirmou que as estimativas apontam para um novo tipo de guerra espacial em que não haverá lugar para os humanos, pois a inteligência artificial controlará tanto os alvos quanto os “caçadores”.

De acordo com a equipe chinesa, os satélites caçadores aprenderam rapidamente técnicas e táticas sofisticadas, melhorando assim sua capacidade de evasão.
A inteligência artificial desenvolvida pelos chineses foi capaz de aprender táticas de cooperação, planejamento antecipado, além da habilidade de enganar o inimigo.
Anteriormente, Pequim informou que seu Exército era capaz de desativar ou destruir os satélites Starlink da empresa norte-americana SpaceX, caso ameaçassem a segurança nacional do país.

“É necessário adotar uma combinação de métodos de eliminação suave e dura, para fazer com que alguns satélites Starlink percam suas funções e destruam o sistema operacional da constelação”, destacaram os pesquisadores chineses.

Foto: Corporação de Ciência e Tecnologia Aeroespacial da China

Fonte: Sputnik News Brasil

Related Posts

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

EnglishPortugueseSpanish