Educação

Estudantes da rede de ensino de Vitória fazem avaliação de fluência de leitura

Por Brunella França

A avaliação da fluência visa a verificar a capacidade do estudante de ler palavras, pseudopalavras e textos voltados a sua etapa escolar de forma fluida e no ritmo adequado. Nesse modelo de avaliação, a criança realiza uma leitura para um professor e tem o seu desempenho associado a um perfil: Pré-Leitor, Leitor Iniciante e Leitor Fluente, além daqueles que, por alguma razão, não realizaram nenhuma leitura.
Ao longo da última semana, em todas as unidades de ensino de Vitória que ofertam o ensino fundamental, as turmas do 2º ano participaram da Avaliação da Fluência Leitora do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (CAEd), que integra o Sistema de Avaliação e Monitoramento da Educação Básica do governo do Estado.

A ação analisa o desempenho individual dos estudantes na leitura e compreensão de textos escritos para diagnosticar eventuais lacunas em todo o processo de alfabetização. “As equipes escolares organizaram espaços adequados para a realização da avaliação, de modo que os estudantes se sentissem acolhidos e seguros durante o processo. Os professores e pedagogos relataram ser uma experiência muito enriquecedora, pois é mais uma forma de monitoramento das aprendizagens, permitindo a identificação de fragilidades e potencialidades para possíveis intervenções”, avaliou Karla Morais, coordenadora dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental na Secretaria de Educação de Vitória.

A participação na Avaliação da Fluência em Leitura/CAEd 2023 é mais uma das ações em regime de colaboração entre Estado, municípios, equipes educacionais e comunidades escolares, com objetivo de pensar políticas públicas na garantia do direito à aprendizagem a todos os estudantes.

A avaliação é realizada por meio de um aplicativo próprio, capaz de gravar a leitura dos estudantes, sendo possível verificar a capacidade deles lerem, com velocidade e precisão, um determinado número de palavras dicionarizadas e palavras inventadas, isoladas, e um pequeno texto narrativo, em um determinado tempo, seguido de três perguntas de compreensão. O objetivo comum é garantir a alfabetização dentro da idade/ano de todas as crianças matriculadas na rede de ensino de Vitória.

Avaliação CAed (Foto: Divulgação)

Fonte: PMV

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