Educação

Educação Infantil no Brasil

A educação infantil no Brasil é um direito da criança, sendo o Estado obrigado a disponibilizar espaços e profissionais adequados para atendê-la corretamente. Por isso encontramos em todas as regiões do País instituições de ensino públicas que atuam como creches e pré-escolas, mas diversas escolas particulares também oferecem educação infantil, o que dá aos pais e responsáveis a chance de optar por aquela que está de acordo com as suas possibilidades financeiras.
A Educação Infantil é a fase de suma importância na vida educacional da criança. É o momento de grandes descobertas e novas aprendizagens que potencializam as competências e habilidades indispensáveis no processo de construção do conhecimento. É a primeira etapa da educação básica, ela atende crianças de zero a seis anos de idade. É o momento que as crianças desenvolvem os aspectos físico, motor, cognitivo, social e emocional, além de fomentar a exploração, as descobertas e a experimentação. É nesta fase também que as crianças começam a interagir com pessoas de fora do seu círculo familiar e comunitário, principalmente, através da realização de jogos e atividades que envolvem a ludicidade.

A Lei de Diretrizes de Base da Educação Nacional, Lei nº 9394 de 20 de dezembro de 1996, (LDB) coloca a criança como sujeito de direitos em vez de tratá-la, como ocorria nas leis anteriores a esta, como objeto de tutela. A mesma lei declara, pela primeira vez na história das legislações brasileiras, a Educação Infantil como direito das crianças de zero a seis anos e dever do Estado. Ou seja, todas as famílias que desejarem optar por partilhar com o Estado a educação e o cuidado de seus filhos deverão ser contempladas com vagas em creches e pré-escolas públicas.

Diante do diagnóstico das necessidades essenciais da educação infantil e assinalando as condições de vida e o desenvolvimento das crianças brasileiras, a pobreza, que afeta a maioria delas, que retira de suas famílias as possibilidades de alimentá-las e assisti-las, tem que ser enfrentada com políticas públicas abrangentes que envolvam a saúde, a nutrição, a educação, a moradia, o trabalho e o emprego, a renda e os espaços sociais de convivência, cultura e lazer, pois todos esses são elementos constitutivos da vida e do desenvolvimento da criança. As pesquisas que se inclinam ao estudo sobre a educação infantil nas últimas décadas, investigam como se processa o seu desenvolvimento a partir do seu nascimento e aprendizagem posteriores.

Desafios da educação infantil:
• Acesso à escola nos primeiros anos e o processo de aprendizagem;
• Modelo distorcido de formação de docentes;
• Falta de investimentos generalizados e inovação;
• Participação das famílias na vida escolar;

O ensino básico tem o desafio de conseguir alcançar a todos nos primeiros anos de idade, principalmente os que não possuem estrutura física e familiar para continuação da aprendizagem. No Brasil, um dos fatores é o professor precisar de formação continuada e ser valorizado. O desafio da inovação nas escolas passa por uma reformulação de estrutura e tecnologia, se faz necessário pensar na forma da aprendizagem e capacitar a equipe para alcançar a inovação promovendo melhoria e qualidade. A parceria entre família e escola comprovam que o nível de envolvimento das famílias nos estudos tem total impacto no comportamento das crianças em sala de aula. O trabalho de conscientização sobre a importância dessa parceria é fundamental. A maioria dos pais não tem noção do peso que têm no comportamento dos filhos. Alguns acham que é suficiente só os colocarem em uma boa escola.

A criança, como todo ser humano, é um sujeito social e histórico e faz parte de uma organização familiar que está inserida em uma sociedade, com uma determinada cultura, em um determinado momento histórico. É profundamente marcada pelo meio social em que se desenvolve, mas também a marca. A criança tem na família, biológica ou não, um ponto de referência fundamental, apesar da multiplicidade de interações sociais que estabelece com outras instituições sociais (BRASIL, 1998, pág. 21).

É preciso refletir sobre a importância da Educação Infantil no Brasil, propor o educar que priorize o desenvolvimento íntegro e integral das crianças, para que as mesmas possam ser capazes de interagir e participar ativamente da sua construção pessoal e de sua identidade que possam favorecer a sua cidadania. Que nestes novos tempos se torne notável que o saber estimulado na Educação Infantil seja capaz de fomentar a criticidade e a reflexão através de atividades lúdicas e significativas que promovam a interação, participação e que essa criança se sinta pertencente ao contexto social na qual ela vive e cresça se apoderando de seus direitos.

Léia Flauzina

Léia Flauzina

Psicopedagoga, Neuropsicopedagoga, Especialista em Autismo, Neurociência, Aprendizagem e Mestre em Educação, Escritora, Palestrante e Neuroterapeuta

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