Educação

A importância das habilidades socioemocionais na escola

O que são habilidades socioemocionais? São competências que representam o modo como lidamos com nossas emoções e com as das outras pessoas, evidenciando a forma como nos relacionamos em sociedade. Elas são fundamentais para o desenvolvimento humano, contribuindo na área acadêmica, profissional e no relacionamento interpessoal. Quando a criança cresce praticando essas habilidades, adquire uma base sólida para interações saudáveis, tomada de decisões conscientes e enfrentamento positivo de desafios, promovendo um equilíbrio entre competência técnica e domínio próprio. As habilidades socioemocionais são cruciais para atingir maturidade, o que interfere positivamente na interação escolar. Se faz necessário alterar o modelo de educação tradicional para incentivar essas competências.

As habilidades socioemocionais são uma exigência legal da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), é um documento normativo que determina um conjunto de aprendizagens essenciais, que denota a importância de trabalhar as habilidades socioemocionais desde cedo na educação. São fundamentais no processo de formação integral dos alunos. Portanto, o objetivo é que a formação do aluno ultrapasse as práticas pedagógicas e abranja as dimensões social e emocional. Isso é importante, porque a escola é um ambiente plural e repleto de diversidade.

Dez competências estruturais que norteiam o contexto pedagógico/escolar

  1. Disseminar conhecimentos sobre o ambiente físico, cultural, social e digital para evidenciar a realidade e colaborar para uma sociedade democrática, justa e inclusiva;
  2. Estimular a curiosidade intelectual e aplicar várias ciências (física, química, biológica e tecnológica), a fim de criar hipóteses e soluções;
  3. Desenvolver o senso estético, considerando o reconhecimento e valorização das manifestações artísticas e culturais;
  4. Usar o conhecimento das linguagens artística (sonora e visual), científica, matemática, verbal e tecnológica para exprimir ideias e conhecimentos em diferentes contextos;
  5. Fazer uso das ferramentas digitais informativas e de comunicação de maneira significativa, crítica e ética;
  6. Compreender as relações do ambiente profissional e tomadas de decisões com alinhamento projeto de vida pessoal, evidenciando senso crítico, autonomia e responsabilidade;
  7. Argumentar com base em fatos, dados e informações confiáveis a fim de defender ideias e tomar decisões em prol do bem comum;
  8. Promover autoconhecimento físico e emocional a fim de compreender a diversidade humana, bem como se colocar no lugar do outro para lidar com as diferenças;
  9. Exercer o diálogo, a cooperação e a resolução de conflitos, promovendo o respeito ao próximo;
  10. Agir de forma individual e coletiva com responsabilidade, autônoma, flexível, determinante e resiliente.

Por isso, as habilidades socioemocionais são de suma importância, pois irão trabalhar os sentimentos, os pensamentos, as emoções, as decisões e as ações perante diferentes fatos. Ou seja, elas irão ultrapassar a dimensão cognitiva e têm relação com os aspectos emocional e psicológico. O aluno se torna mais bem preparado para encontrar soluções e achar alternativas. O relacionamento interpessoal é um dos principais benefícios das habilidades socioemocionais na escola. Elas estimulam o respeito ao outro e o sentimento de empatia. Além disso, favorecem a chamada escuta ativa, em que se realmente presta atenção ao que o seu interlocutor fala.

O respeito à outra passa pela empatia, isto é, pela capacidade de se colocar no lugar do outro. Ao ter essa habilidade, o aluno toma decisões mais responsáveis e que não prejudicam outras pessoas. Afinal, quando há mais consciência social, os indivíduos consideram as perspectivas alheias. Assim, os alunos aprendem a respeitar e a compreender as normas sociais e os princípios éticos de comportamento. O aluno que desenvolve suas habilidades socioemocionais absorve melhor os conteúdos e internaliza o conhecimento de forma adequada.

Isso acontece porque ele tem mais autonomia, aumento de capacidade do pensamento crítico e criatividade. Afinal, eles aprendem a ter resiliência e a encontrar a melhor alternativa diante do desafio apresentado, quando a escola aplica nas atividades escolares, a partir de intencionalidades pedagógicas estruturadas que estimulem o desenvolvimento das competências socioemocionais.

Isso pode ser realizado por meio de rodas de conversa, projetos colaborativos, resolução de conflitos e momentos de reflexão, assim contribuindo para otimizar as atividades escolares, proporcionando a melhor experiência possível aos seus alunos. Gerando transformações visíveis no comportamento dos alunos no universo educacional, além de trazer impactos positivos para a instituição de ensino, resultando em um importante diferencial para a escola e também diminuir a evasão escolar de seus alunos, Educadores, professores, gestores, orientadores e famílias têm seu papel essencial no desenvolvimento emocional e social dos alunos.

Léia Flauzina

Léia Flauzina

Psicopedagoga, Neuropsicopedagoga, Especialista em Autismo, Neurociência, Aprendizagem e Mestre em Educação, Escritora, Palestrante e Neuroterapeuta

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