Internacional

Ex-primeira-dama do Peru chega ao Brasil após receber asilo diplomático de Lula

A ex-primeira-dama peruana Nadine Heredia, esposa do ex-presidente Ollanta Humala, em imagem de arquivo

Por Fábio Galão

A ex-primeira-dama do Peru Nadine Heredia, esposa do ex-presidente Ollanta Humala (2011-2016), chegou nesta quarta-feira (16) ao Brasil, após ter recebido asilo do governo Lula. Segundo informações do portal G1, ela veio de Lima em um avião da Força Aérea Brasileira (FAB), que pousou na Base Aérea de Brasília no início da tarde. Heredia havia se refugiado e solicitado asilo na Embaixada do Brasil em Lima na terça-feira (15), horas após ela e Humala terem sido condenados pela Justiça do país a 15 anos de prisão no caso Odebrecht.
Eles haviam sido acusados pela Operação Lava Jato do Peru de lavagem de dinheiro qualificada por financiamento ilegal, por parte do ex-ditador venezuelano Hugo Chávez e da construtora brasileira Odebrecht, para campanhas eleitorais de Humala em 2006 e 2011.

Em nota, o Ministério das Relações Exteriores do Peru informou que o governo do Brasil comunicou que, “em conformidade com a Convenção sobre Asilo Diplomático de 1954, da qual ambos os Estados são partes”, decidiu conceder asilo diplomático a Heredia e a um filho menor de idade do casal, Samin Mallko Ollanta Humala Heredia.

O Ministério das Relações Exteriores informou à Embaixada do Brasil que a senhora Nadine Heredia Alarcón foi condenada pelo Poder Judiciário a 15 anos de prisão por lavagem de dinheiro”, informou a chancelaria peruana.

“O Governo da República Federativa do Brasil solicitou a saída dos requerentes de asilo, invocando os artigos V e XII da referida Convenção, que estabelecem que o Estado asilante poderá solicitar a saída do requerente de asilo para território estrangeiro e o Estado territorial obriga-se a fornecer imediatamente, exceto em casos de força maior, as garantias necessárias e o correspondente salvo-conduto”, acrescentou a pasta, que informou que o governo peruano “concedeu os correspondentes salvo-condutos”.

Em nota, o Itamaraty confirmou a chegada da ex-primeira-dama do Peru ao Brasil e se limitou a reiterar as informações já divulgadas pela chancelaria peruana. “A senhora Alarcón e o seu filho passarão, agora, pelos procedimentos necessários para sua regularização migratória no Brasil”, acrescentou.

Segundo informações da agência EFE, o governo do Peru solicitou que o ministro das Relações Exteriores, Elmer Schialer, compareça ao Congresso para apresentar um “relatório técnico-jurídico” sobre o asilo diplomático concedido pelo Brasil a Heredia, o que deve acontecer ainda nesta quarta-feira.

Humala foi preso e transferido para o presídio de Barbadillo, onde o ex-presidente Alejandro Toledo (2001-2006), também condenado no caso Odebrecht, está detido, assim como Pedro Castillo, ex-presidente peruano destituído e preso no final de 2022 após tentar um golpe de Estado.

Fonte: Gazeta do Povo

Luzimara Fernandes

Luzimara Fernandes

Jornalista MTB 2358-ES

Related Posts

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

EnglishPortugueseSpanish