Meio ambiente Tecnologia & Inovação

Menino cria jogo on-line que pretende combater desmatamento na vida real

Do virtual ao real: a cada 10 árvores plantadas no jogo de Ivan Neves, uma árvore será plantada por empresas anunciantes

Ivan Neves tinha oito anos de idade quando assistiu na TV a uma reportagem que mostrava as árvores do Parque do Castelo, localizado no bairro onde mora, em Belo Horizonte, pegando fogo. A notícia mexeu com o menino, que sempre foi muito conectado à natureza, e foi uma das grandes influenciadoras para a escolha do tema que Ivan abraçaria no trabalho acadêmico que precisava fazer para a CodeBuddy, escola de tecnologia onde estuda.
A instituição promoveu, em 2020, um concurso nacional de robótica, incentivando seus alunos de todo o Brasil a desenvolver soluções tecnológicas — baseadas nos conhecimentos já adquiridos em aula — que trouxessem alguma contribuição para as áreas de Educação, Meio Ambiente, Consciência Social e/ou Qualidade de Vida.
A escolha de Ivan? Um game que conscientizasse sobre a importância de conservar as árvores. Na ideia inicial do menino, o jogo era baseado em conquistar sementes para plantar mudas. Eis que, sabendo da relação do garoto com a natureza, sua mãe, Ana Carolina Neves, sugeriu que o jogo fosse além e desse ao usuário a possibilidade de conquistar uma espécie de vale a cada 10 árvores plantadas on-line — para que uma de verdade fosse plantada no mundo real.

Ivan Neves (Foto: Arquivo Pessoal/Ivan Neves)

A ideia é correr atrás de empresas patrocinadoras que façam o plantio real acontecer, já que — bem sabemos! Elas são atualmente uma das grandes responsáveis pelo desmatamento e também pela liberação de dióxido de carbono na atmosfera.
A invenção de Ivan foi a grande vencedora do concurso em sua categoria, para inventores entre sete e nove anos de idade, e garantiu ao menino uma bolsa de estudos, além de muita motivação para fazer a proposta do seu jogo virar realidade.

Fonte: The Greenest Post

Related Posts

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

EnglishPortugueseSpanish