Procon Vitória aponta diferença de até 68% em preços de itens nos supermercados - Jornal Fatos e Notícias
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Procon Vitória aponta diferença de até 68% em preços de itens nos supermercados

Pesquisa fez levantamento de preços de produtos de primeira necessidade nos supermercados da capital

O Procon Vitória divulgou a primeira pesquisa comparativa de preços de itens de primeira necessidade do período de pandemia do coronavírus.
A maior surpresa da equipe de coleta de dados foi o aumento registrado no preço do alho, de 68,23%, cujo quilo era vendido por R$ 15,99 em março e por R$ 26,90 em abril.
O levantamento revelou que os ovos (médios brancos – 30 unidades) apresentaram uma variação de 56,55% de um supermercado para o outro: de R$ 11,30 a R$ 17,69.
Outra grande variação foi na farinha de mandioca: de R$ 3,24 a R$ 4,99, numa diferença de 54,01%. Já o papel higiênico (60 metros – folha simples – 12 rolos) teve variação de 50,54%: de R$11,95 a R$17,99.

Aumento na lista

Nas visitas aos supermercados, o Procon Vitória constatou ainda que, no mês passado, o consumidor gastava R$ 121,59 para comprar os 18 itens selecionados, sendo todos escolhidos pelo menor preço.
Já neste mês, para adquirir os mesmos produtos, o cliente gasta R$ 140,45, num aumento de 15,51% no somatório total.

Veja aqui

Quantidade de itens com menor preço encontrados por supermercado

Referência

A gerente do Procon Vitória, Hérica Correa Souza, explicou que todo mês, desde o ano passado, o órgão realiza um comparativo de preços de 64 itens considerados de primeira necessidade.
“A pesquisa do Procon Vitória é uma referência para os consumidores. Neste período, quando as famílias estão fazendo suas prioridades, listamos 18 itens apontados pelos consumidores como ainda mais essenciais. A pesquisa aponta onde e em quais itens o consumidor pode economizar”, ressalta.
A pesquisa foi realizada na última terça-feira (14) em nove estabelecimentos de diferentes regiões do município de Vitória.

Relatório técnico do Procon Vitória

Menor impacto

A secretária de Cidadania, Direitos Humanos e Trabalho, Renata Freire, disse que a pesquisa é mais um instrumento apresentado pelo Procon Vitória para que os consumidores possam encontrar e adquirir os produtos de suas listas com o menor impacto no orçamento familiar.
“O Procon Vitória sempre orienta os consumidores a pesquisar em, pelo menos, três estabelecimentos antes de adquirir os produtos. Mas, neste momento de isolamento social, recomendamos a utilização da pesquisa realizada pelo órgão disponível no site da Prefeitura e na hora da compra buscarem fazer compras on-line com base nas informações disponibilizadas pelo Procon Vitória. A nossa orientação é que evitem sair de casa. Havendo a necessidade de sair, as pessoas devem tomar os cuidados fazendo uso de máscaras, evitando aglomerações e mantendo a distância entre pessoas de 1,5 m”.

Fonte: PMV

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