Política

Fatos & Notícias é alvo de fake news na Câmara de Fundão

Nesta sexta-feira (15) ocorreu a última sessão da Câmara de Vereadores do município de Fundão e, lamentavelmente, o jornal Fatos & Notícias foi alvo de ataques improcedentes por parte de um vereador que compõe a ala esquerda da política do município.
Talvez por falta de conhecimento, de capacidade ou desinformação mesmo, o referido vereador não saiba o significado da palavra democracia. Apesar do período tenebroso pelo qual passa a nação brasileira, ainda nos resta o direito à opinião contrária. O debate, dentro das quatro linhas da Constituição, é saudável.
Com mais de 480 artigos escritos, às vezes sugerindo, outras vezes denunciando mesmo, como foi o caso da matéria intitulada “Farinha pouca, meu pirão primeiro”, publicada nesta semana, o jornalista Haroldo Filho, DRT nº 003818/ES, com chancela da jornalista e editora-chefe, Luzimara Fernandes, RG. MTB 2358/ES, se manterá firme, isento e com o compromisso de se manter fiel à realidade dos fatos.
Por direito garantido constitucionalmente, manteremos o sigilo da fonte, mas, garantimos, é fidedigna e procede mesmo que há uma pressão de um grupo por aumento de salário. Dito isto, vamos aos fatos.
Nos dias 11 e 12 deste mês, recebemos no e-mail de denúncias da redação do jornal, que um grupo de vereadores estava pressionando o presidente da Câmara, Paulinho Cole, a colocar em pauta o requerimento de aumento de salário dos próprios vereadores. Cientes da importância do tema enviamos, via WhatsApp, mensagens solicitando um parecer dos edis. Na mensagem foi informado o tempo de resposta para a publicação da matéria.
Na ocasião, apenas quatro vereadores responderam à mensagem. Infelizmente, um dos que não se manifestaram se sentiu ofendido e usou a tribuna da Câmara para atacar a idoneidade deste veículo de comunicação.
A equipe do Fatos & Notícias reitera o seu compromisso social e não tira uma vírgula do texto veiculado. Se faltou transparência foi do vereador que, como agente público, tem a obrigação e o dever de manter seus dados, incluindo telefônico, atualizados e disponíveis para a população. Por algum equívoco, o número que consta no mailing do jornal está desatualizado ou não pertence mais ao referido. Temos todas as provas de que a pauta foi enviada para os respectivos números que temos em nosso arquivo. E, ao contrário do ofendido, todos os contatos do jornal estão disponíveis em redes sociais e site, pelos quais o vereador poderia ter nos contatado, mas preferiu lançar ofensas e despautérios contra quem não estava presente para se defender.
O nosso ofício chama-se Comunicação Social, ou seja, o nosso compromisso é com a sociedade, e o árduo trabalho jornalístico de levar a verdade aos nossos milhares de leitores sempre será prioridade. Lutamos incansavelmente para dar voz aos que não a têm e sempre nos manteremos sérios e críticos, ao lado da verdade. Lamentamos se, por ventura, em determinados momentos, contrariamos interesses de uns e de outros, mas que jamais nos calaremos diante de qualquer injustiça.
O País atravessa momento sombrio, onde a censura tem alcançado níveis estratosféricos, mas, nós, do Fatos & Notícias, não nos calaremos. Seremos a voz oprimida do povo. Reiteramos que a classe política já é muito bem-remunerada em detrimento do sofrimento do povo.
Com este texto, encerramos o assunto. Insistimos que tudo o que está na matéria tem procedência e é verdadeiro. Isso é o que nos importa, a nossa consciência da verdade e da apuração dos fatos.

Haroldo Filho

Haroldo Filho

Jornalista – DRT: 0003818/ES Coordenador-geral da ONG Educar para Crescer

Related Posts

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

EnglishPortugueseSpanish