Bem-estar Tecnologia & Inovação

Robô-cuidador ajuda pessoas a se vestirem

Modelo foi desenvolvido por cientistas da Universidade de York; ideia é que máquina seja um assistente e não um substituto do humano

Por Bob Furuya

O uso de robôs na Medicina é uma área que me encanta. Nada mais nobre do que cuidar de pessoas. Transformar a tecnologia em sua aliada é igualmente louvável. Cientistas da Universidade de York, na Inglaterra, desenvolveram uma máquina que pode “imitar” os movimentos das duas mãos dos profissionais de saúde enquanto vestem um indivíduo.
Até agora, os robôs que fazem essa função trabalham apenas com um braço. Eles são usados, principalmente, nos cuidados de idosos e pessoas com deficiência. Esse estudo britânico mostra que a inclusão de um braço a mais pode fazer uma diferença gigantesco no conforto desses pacientes.
Jihong Zhu, pesquisador de robótica do Instituto para Autonomia Segura da Universidade de York, pegou inspiração em cuidadores profissionais adeptos de uma técnica chamada “Hand-under-Hand”.

Adotamos um método chamado aprendizagem por demonstração, o que significa que você não precisa de um especialista para programar um robô, um ser humano só precisa demonstrar o movimento que é exigido do robô e o robô aprende essa ação”, disse o pesquisador.

A equipe também garantiu que a máquina consegue parar o movimento ao ser tocada pelo paciente ou por comando de voz. A ideia é deixar a pessoa confortável a todo momento.

Os vídeos a seguir demonstram do que se trata:

Fonte: Olhar Digital

Related Posts

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

EnglishPortugueseSpanish