Internacional

Terreno baldio dará lugar a corredor de biodiversidade em Montreal

Plano quer restabelecer habitats naturais na cidade canadense

Após anos de construção e concreto, diversas cidades começam a buscar formas de atrair polinizadores. Ao menos os que entenderam que o futuro depende desses seres vivos. É neste sentido que uma experiência de um bairro em Montreal, no Canadá, quer transformar um lote vazio em um verdadeiro corredor de biodiversidade.
O distrito de São Lourenço, onde o plano será aplicado, tem 70% do seu território coberto por asfalto. A região foi afetada pelo rápido crescimento de Montreal nos anos 60 e 70 e ainda hoje é ocupada por diversas atividades industriais e comerciais.
Desde 2015, autoridades locais começaram a pensar em como trazer a natureza de volta e, por isso, lançaram um concurso de arquitetura paisagística. O corredor de biodiversidade levou a melhor.
Quatro empresas — civiliti, LAND Italia, Table Architecture e Biodiversité Conseil — são responsáveis pelo projeto vencedor.

Corredor de biodiversidade

A “espinha dorsal” do projeto vencedor é uma faixa estreita de terreno baldio localizada sob linhas de energia ao longo de três avenidas principais.
De acordo com o plano, os gramados atualmente estéreis serão transformados em prados floridos que atrairão pássaros, insetos polinizadores e pequenos animais.
A ideia é levar mais verde para o ambiente urbano reconectando espaços verdes existentes e futuros. Ao criar um corredor contínuo espera-se que animais e vegetação recuperem seu “habitat perdido”.
O plano também inclui novas trilhas para pedestres e ciclovias, bem como áreas de atividade ou descanso para lazer de trabalhadores e residentes.
“O futuro corredor nos permitirá fazer a transição de uma paisagem que foi muito modificada pelos seres humanos, perdendo sua biodiversidade e resiliência, para uma natureza urbana abundante e diversificada, conectada e ligada aos seres humanos”, acredita Alan DeSousa, gestor do distrito de São Lourenço.
Transformar lotes vazios em espaços verdes é uma ideia tão simples como eficiente. Aqui no Brasil, muitos têm usado tais áreas para criar hortas comunitárias. É bonito, ajuda na segurança alimentar e serve até de terapia para alguns. Aliás, um estudo nos Estados Unidos já apontou que terrenos baldios transformados em áreas verdes podem ajudar a melhorar a saúde mental.

Fonte: CicloVivo

Related Posts

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

EnglishPortugueseSpanish