Supercaipirinha: Festival da Cachaça se consolida ao fazer o maior drink com a bebida no ES

Por Assessoria de Comunicação
Imagina um panelão cheio de limão, cachaça, açúcar e gelo sendo mexido por várias mãos que aguardam ansiosas a mistura dar lugar ao drinque mais famoso do país: a caipirinha! Isso aconteceu em São Roque do Canaã, cidade que foi palco do Festival da Cachaça.
Com pouco mais de mil litros, a caipirinha gigante, a maior do Espírito Santo, foi preparada com 200 kg de limões e 300 litros de cachaça de produtores locais. A preparação da bebida encantou o público, agradou os paladares e marcou o evento como um verdadeiro sucesso. Considerado o terceiro maior produtor de cachaça do país, o Estado celebrou sua tradição e produção artesanal em um festival gratuito que combinou gastronomia, música e cultura.
Toda a programação foi realizada no Pátio de Eventos, na Rua João Guerrini, Bairro Vila Verde, em uma estrutura coberta com ampla praça gastronômica. O público pôde degustar desde a tradicional comida de boteco até pratos típicos da culinária capixaba, como moqueca e torresmo crocante, além de diversos petiscos que harmonizam perfeitamente com a cachaça artesanal.
Foi um momento muito importante para São Roque do Canaã, pois o festival promoveu a cultura e a tradição do município e movimentou a economia local com o turismo e o consumo de bens e serviços. Além disso, fortaleceu o orgulho da população ao celebrar a identidade da cidade. O evento teve grande público, reunindo moradores e visitantes, e confirmou o município como um polo de grandes eventos no Espírito Santo”, destacou Elias Carvalho Soares, um dos idealizadores do Festival da Cachaça.
Música e caipirinha
A festa começou na sexta-feira (12), com shows de Welison e Júnior e do forró animado de Eduardo e Muriel. No sábado (13), a programação esquentou cedo: Sassá & Edimar abriram os trabalhos. No fim da tarde, ocorreu o grande momento do evento: a preparação da maior caipirinha do Espírito Santo, que deixou o público com água na boca até o primeiro gole. Logo depois, Tunico da Vila, filho de Martinho da Vila, apresentou um show especial cantando os sucessos do pai, celebrando o elo perfeito entre caipirinha e samba.
Outro ponto alto foi a apresentação de Paulo Leite, que emocionou com seu tributo a Sérgio Reis, resgatando clássicos do ícone da música sertaneja. A noite seguiu ainda com Marcelo Ribeiro & Banda B e encerrou em grande estilo com Lucas Viganô & Banda Brutaiada.
Além da gastronomia e dos shows, o festival contou com um parque de diversões instalado ao lado do Pátio de Eventos, garantindo entretenimento para as crianças enquanto os adultos aproveitavam a programação.
São Roque do Canaã, a capital estadual da cachaça
São Roque do Canaã é reconhecida como a Capital Estadual da Cachaça, abrigando 13 estabelecimentos dedicados à produção artesanal da bebida. Entre eles está a Cachaça Arte Suprema, criada em 2007 no distrito de São Bento, na Região dos Imigrantes, território marcado pelas tradições dos descendentes europeus e pela força da agricultura familiar.