Visitante interestelar é fotografado por rover da Nasa sobrevoando Marte

Imagem capturada pelo rover Perseverance mostrando um feixe de luz no céu de Marte é do visitante interestelar 3I/ATLAS, segundo especialistas
Por Flavia Correia
No último dia 4, o rover Perseverance, que explora Marte desde 2021, registrou um curioso feixe de luz riscando o céu do planeta. A imagem, feita pela câmera de navegação do robô (Navcam), chamou atenção por ter sido capturada poucas horas após a passagem mais próxima do visitante interestelar 3I/ATLAS pelo planeta, de acordo com as previsões divulgadas pela Agência Espacial Europeia (ESA).
Nem a Nasa nem o Laboratório de Propulsão a Jato (JPL), responsável pela operação do Perseverance, confirmaram se o brilho captado corresponde de fato ao cometa. A indefinição ocorre em meio à paralisação do governo dos EUA, que suspendeu boa parte das atividades da agência espacial — que já havia informado anteriormente que o rover estava entre os equipamentos preparados para observar a passagem do “intruso” pelo Sistema Solar.
A divulgação das imagens e o “silêncio” da Nasa repercutiram nas redes sociais, com especulações de que o objeto cilíndrico visível na imagem seria uma nave alienígena. Especialistas, no entanto, garantem que não há mistério algum. Até mesmo o astrofísico Avi Loeb, do Centro de Astrofísica Harvard-Smithsonian, que já cogitou essa hipótese, descartou a possibilidade. Em seu blog, ele explicou que o formato alongado do traço foi causado pelo tempo de exposição da câmera, enquanto o cometa se movia rapidamente pelo céu marciano.
Segundo Loeb, a câmera levou cerca de dez minutos para gerar a imagem final, a partir do empilhamento de centenas de capturas individuais. Nesse intervalo, o 3I/ATLAS percorreu uma longa trajetória, o que resultou no efeito luminoso observado. “O cometa teria parecido um ponto circular em uma foto única, que tem um tempo máximo de exposição de 3,28 segundos para a Navcam”.
Observações do objeto pela Nasa dependem da situação política
Descoberto em julho deste ano, o cometa 3I/ATLAS é o terceiro objeto vindo de fora do Sistema Solar já identificado “na nossa área”. Sua máxima aproximação de Marte aconteceu no dia 3, quando ele passou a uma distância de cerca de 30 milhões de km do planeta. A ESA confirmou que também direcionou as sondas Mars Express e ExoMars Trace Gas Orbiter (TGO) para acompanhar o fenômeno.
A Nasa pretendia realizar observações adicionais com telescópios como o Hubble, o James Webb e o TESS. No entanto, com mais de 80% de seus funcionários afastados devido à paralisação, parte dessas operações poderá ser adiada até que a situação política seja resolvida.
Fonte: Olhar Digital









