Meio ambiente

Microplásticos são encontrados pela primeira vez em gelo da Antártida

Amostra continha 14 tipos de polímeros diferentes. Pesquisadores alertam que esses minúsculos pedaços de plástico prejudicam animais marinhos e o ecossistema local

Pela primeira vez, cientistas encontraram microplásticos no gelo da Antártida. Esses pequenos pedaços de plástico representam uma parte significativa da poluição dos mares, tornando-se um problema para o ecossistema, pois alteram a composição dos oceanos e prejudicam a vida marinha.
A contaminação foi identificada por pesquisadores do Instituto de Estudos Marinhos e Antárticos da Universidade da Tasmânia junto com a Divisão Antártica Australiana. Publicada na revista científica Marine Pollution Bulletin, a pesquisa analisou um pedaço de gelo coletado no leste da Antártida em 2009 e identificou 96 partículas microplásticas de 14 tipos diferentes de polímeros.
“Cerca de 80% do gelo do mar antártico derrete e se reforma a cada ano, proporcionando oportunidades sazonais para que os microplásticos na superfície do mar fiquem presos no gelo”, afirmou, em nota, a pesquisadora Anna Kelly. “O núcleo de gelo que analisamos era do gelo marítimo costeiro e tinha em média quase 12 partículas de microplástico por litro”.
Segundo Kelly, as descobertas indicam que o gelo tem potencial para ser um grande reservatório de poluição por microplásticos no Oceano Antártico. “Ao invés de afundar no oceano profundo, a captura de microplásticos no gelo do mar da Antártica permite que eles persistam por mais tempo perto da superfície”, conta.
As fontes dessas partículas são diversas: é possível incluir roupas e equipamentos usados por turistas e pesquisadores. Além disso, também foram encontrados sinais de fibras de verniz comumente usados na indústria da pesca.
Os achados preocupam pois prejudicam os organismos marinhos essenciais para o local, uma vez que uma grande quantidade dos microplásticos está disponível para o consumo desses animais. “Vale a pena ressaltar que a contaminação do gelo na parte oeste pode ser ainda maior do que a do gelo do leste, já que a Península Antártica abriga grande parte do turismo, estações de pesquisa e tráfego marítimo do continente”, disse Kelly.

Fonte: Galileu.com

Related Posts

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

EnglishPortugueseSpanish