Educação

Uso do celular como ferramenta pedagógica para ensino e aprendizagem da literatura capixaba

PICINATI, Suander Leonardo Doná. Uso do celular como ferramenta pedagógica para ensino e aprendizagem da Literatura Capixaba. 2020. Dissertação de Mestrado Profissional da Faculdade Vale do Cricaré (FVC), São Mateus, Espírito Santo, 2020

Texto: Leonardo Picinati

Esta pesquisa objetiva contribuir com discussões acerca de que forma o celular pode ser utilizado como ferramenta pedagógica para ensino e aprendizagem da Literatura Capixaba, em uma turma do 3º ano do Ensino Médio nas escolas públicas do Estado do Espírito Santo, conforme diretrizes do Currículo Básico da Escola Estadual. Para tal fim, foram utilizados referenciais que incorporam a tecnologia digital da informação e comunicação (TDIC) como suporte pedagógico para a prática dos professores e essencial como ferramenta de aproximação do aluno e sua realidade.
Tem fundamento nas proposições elencadas por Marilda Aparecida Behrens acerca da aprendizagem colaborativa, a fim de estabelecer discussões sobre as possibilidades de inserção dos recursos e ferramentas digitais em projetos de ensino e aprendizagem, entre outros relacionados à temática, bem como em documentos oficiais que regem a educação brasileira. Referente à metodologia utilizada, a opção foi a abordagem qualitativa do tipo pesquisa colaborativa de Ivana Maria Lopes de Melo Ibiapina. Os instrumentos de produção de dados foram entrevistas com professor na modalidade ensino presencial e observações exploratórias colaborativas em sala de aula.

(Foto: Leonardo Picinati)

Por este trabalho estar vinculado a um Programa de Mestrado Profissional, foram desenvolvidos três produtos educacionais: um perfil no site Wattpad sobre a produção literária capixaba de um escritor local, uma unidade didática para ser validada junto a professora em sala e, um livro com produções textuais dos alunos envolvidos na pesquisa. Dessa forma, esperamos que tais produtos educacionais possam elencar importantes contribuições para a prática pedagógica de professores do Ensino Médio. E ser também utilizado para as demais áreas e anos do ensino, de forma a elevar os diálogos acerca das tecnologias como ferramenta da atualidade visando proporcionar uma formação melhor para os alunos em uma sociedade da informação e do conhecimento.

(Foto: Leonardo Picinati)

Sobre o autor do estudo
O pesquisador PICINATI lecionou no decorrer do ano de 2019 aulas na disciplina de Língua Portuguesa para alunos do terceiro ano do ensino médio na Escola Belmiro, localizada no bairro Eurico Salles, Serra, ES, aplicando sua pesquisa de mestrado no qual busca contribuir com reflexões e nas práticas de profissionais da educação acerca do Uso do celular do aluno em sala de aula como ferramenta pedagógica no ensino da Literatura Capixaba.
Picinati acrescenta que “O material educacional pode ser aproveitado parcial ou totalmente por outros professores ou profissionais da educação de outras disciplinas, basta adaptar facilmente para seu eixo de estudo, tornando-se, assim, uma indispensável leitura para esses profissionais”.
A dissertação do pesquisador foi defendida no dia 04 deste mês, no formato on-line que, por coincidência é a mesma defesa do pesquisador na presente pesquisa em tela: a tecnologia no cotidiano também da escola contribuindo para o “Aprender a aprender” defendido por Behrens (2013), pesquisadora abordada por Picinati (2020).

Haroldo Filho

Haroldo Filho

Jornalista – DRT: 0003818/ES Coordenador-geral da ONG Educar para Crescer

Related Posts

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

EnglishPortugueseSpanish