Cultura Meio ambiente

Sete belas imagens da natureza vencedoras de concurso fotográfico

O periódico “BMC Ecology” premiou fotos feitas por ecologistas do mundo todo que mostram que arte e ciência podem, sim, andar juntas

O jornal BMC Ecology revelou, na última sexta-feira (7), os vencedores da competição de fotografia que tem a ecologia como tema. A competição, que contou com imagens feitas por ecologistas do mundo todo, foi criada com o objetivo de mostrar a biodiversidade e as belezas naturais do nosso planeta.
A comissão julgadora selecionou uma foto para cada uma das sete categorias, bem como uma vencedora geral.

Confira abaixo os ganhadores:

1. Vencedor geral

Ave fragata doente de uma infecção viral (Foto: BMC Ecology/David Costantini)

A imagem foi captada por David Costantini, do Museu de História Nacional da França. Ela mostra uma fragata doente com uma infecção viral da qual, infelizmente, não é provável que se recupere. Essa representação evidencia que vírus e bactérias são uma preocupação não só para humanos, mas também para animais selvagens.

2. Vice-campeão

As cores vibrantes de um lagarto verde e vermelho da espécie Calotes calotes (Foto: BMC Ecology/SS Suresh)

O segundo colocado é SS Suresh, do Hospital de Referência Regional de Ibri, em Omã. Sua foto mostra as cores vibrantes de um lagarto verde e vermelho da espécie Calotes calotes. Ele pode ser encontrado nas colinas da Índia e do Sri Lanka.

3. Ecologia Comportamental e Fisiológica

O animal fotografado é da espécie Sitophilus granarius, também conhecido como gorgulho (Foto: BMC Ecology/Damien Esquerré)

O vencedor desta categoria é Damien Esquerré, da Universidade Nacional da Austrália. O animal em foco é da espécie Sitophilus granarius, também conhecido como gorgulho. O bichinho está infectado com o fungo Cordyceps, que atinge insetos, controla seu comportamento e depois o mata.

4. Comunidade, população e macroecologia

A fotografia mostra um caranguejo-fantasma, espécie que habita praias arenosas e tem hábitos noturnos (Foto: BMC Ecology/HaoYun Zhuang)

A imagem vencedora é de HaoYun Zhuang, da Universidade de Fuzhou, na China. Ela mostra um caranguejo-fantasma, espécie que habita praias arenosas e tem hábitos noturnos. De cor muito branca, ele se mistura à areia e tem a capacidade se mover rapidamente para escapar dos predadores. Na foto, ele está escondido em uma pegada.

5. Ecologia da Conservação e Pesquisa da Biodiversidade

A fotografia captura um fenômeno denominado “timidez da coroa”, em que as copas das árvores não se tocam (Foto: BMC Ecology/Zu-Chang Xu)

O vencedor desta categoria é Zu-Chang Xu, da Academia Chinesa de Ciências. Ele demonstra um fenômeno denominado “timidez da coroa”, em que as copas das árvores não se tocam, resultando em fendas semelhantes a canais. Ninguém sabe por que isso acontece, mas o resultado é deslumbrante.

6. Ecologia da paisagem e ecossistemas

A imagem mostra um parque eólico no deserto de Gobi, sua função é transformar energia eólica em energia elétrica (Foto: BMC Ecology/Kang Xu)

Kang Xu, da Faculdade de Ciências da Vida da Universidade de Zhejiang, na China, é o vencedor nesta categoria. A imagem mostra um parque eólico no deserto de Gobi, cuja função é transformar energia eólica em energia elétrica, fenômeno sustentável que é um dos representantes da energia limpa.

7. Escolha do Editor

Pato tomando banho (Foto: BMC Ecology/Nayden Chakarov)

A escolha do editor contemplou a imagem registrada por Nayden Chakarov, da Universidade de Bielefeld, na Alemanha. A foto é alegre e mostra um pato tomando banho, suas cores ressaltam os olhos, e as gotículas de água demonstram delicadeza.

Fonte: Revista Galileu

Related Posts

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

EnglishPortugueseSpanish