Bem-estar

Farinha de pitaya é mais eficaz que remédio ao tratar doença intestinal

A farinha da fruta se mostrou benéfica em pesquisa sobre o tratamento de colite ulcerativa

Um estudo inédito feito por alunos do curso de Nutrição da Universidade do Oeste Paulista (Unoeste) descobriu que a suplementação com a farinha de pitaya pode ter ação antioxidante e anti-inflamatória e ajudar no tratamento da colite ulcerativa. A doença leva a inflamações e ulcerações no intestino grosso, e também na mucosa do reto. O consumo da farinha também estaria associado à manutenção da saúde da mucosa intestinal.
O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) avaliou esse efeito da pitaya rosa em ratos. “Em nosso experimento comparamos o efeito da suplementação com pitaya ao efeito do tratamento medicamentoso e observamos que a farinha de pitaya rosa foi mais eficaz que o medicamento no tratamento da colite nos animais”, explicou Sabrina Alves Lenquiste, orientadora responsável pelo estudo.
A professora ainda explicou que a dieta de pessoas com colite ulcerativa é muito restrita e que o consumo da farinha de pitaya pode ser um grande aliado no dia a dia desses indivíduos.
“Pensando no tratamento da colite ulcerativa, evidenciamos que a inclusão da pitaya rosa na dieta ajuda na proteção da mucosa intestinal e na redução dos sintomas da doença, contribuindo assim com a manutenção e o controle da doença”, conclui.

Como consumir farinha de pitaya
A farinha de pitaya rosa pode ser consumida com frutas, iogurte, leite e vitaminas, por exemplo. A recomendação é que seja ingerida até uma colher de sopa cheia da farinha por dia. É ainda possível produzir o alimento em casa.

Como fazer farinha de pitaya rosa
Para obter 200 gramas de farinha de pitaya, é preciso um quilo de pitaya rosa com polpa vermelha. Para preparar, deixe as frutas de molho em água com hipoclorito de sódio por 15 minutos. Depois de enxaguá-las, fatie-as ainda com a casca e a polpa.
Coloque-as em uma assadeira e leve ao forno em fogo baixo até que as frutas estejam completamente secas, mas sem queimar. Em um liquidificador ou processador, bata as frutas assadas até obter uma farinha homogênea.
A farinha de pitaya deve ser armazenada em embalagem escura para evitar a oxidação e, preferencialmente, sem contato com ar.

Tratamentos para colite ulcerativa
Atualmente, existem algumas opções de tratamento para a colite ulcerativa. Entre eles, estão: medicamentos anti-inflamatórios intestinais; remédios supressores do sistema imunológico (imunossupressores); cirurgias e terapias alternativas.

Fonte: Minha Vida

Related Posts

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

EnglishPortugueseSpanish