Cultura

Obra aborda a história da política e analisa a crise da democracia

Estado e democracia: Uma introdução ao estudo da política, de André Singer, Cícero Araújo e Leonardo Belinelli investiga teorias políticas a partir de um olhar inovador

Na segunda-feira (08) a editora Zahar lançou a obra Estado e democracia: Uma introdução ao estudo da política, dos professores André Singer e Cícero Araújo e do pesquisador Leonardo Belinelli. Neste novo livro, os autores discutem as nuances da política e analisam a chamada “crise da democracia”.
Por meio de uma pesquisa minuciosa, os escritores investigam as teorias da política. A partir de uma prosa clara e uma argumentação sofisticada, esta obra trata-se de uma espécie de guia para leitores que desejam iniciar seus estudos políticos. Contudo, é também, um ensaio em diálogo que busca apresentar os desafios iminentes na pós-modernidade.

Estado e democracia, de André Singer, Cícero Araújo e Leonardo Belinelli (Foto: Divulgação/Zahar)

Ao longo de seis capítulos, os autores traçam o percurso ocidental do Estado e da democracia, por meio de uma óptica inovadora. Desde o nascimento da política na Antiguidade clássica, passando pelos regimes totalitários, até o cenário atual, os especialistas apresentam os conceitos primordiais para entender esta prática.
Além disso, a obra mostra a origem do Estado moderno, o impacto do temido Leviatã, a importância das revoluções democráticas, os horrores dos regimes totalitários que já assolaram a humanidade e o suposto igualitarismo do pós-guerra.
Para compor este livro do gênero histórico-conceitual, grandes pensadores foram citados no decorrer da narrativa, entre eles Karl Marx, Max Weber, Hannah Arendt, Moses Finley, Perry Anderson, John Dunn e Bernard Manin.
Em suma, esta obra trata-se de uma introdução ao estudo da política, apresentando os esforços milenares desta prática de poder e as contradições da realidade humana que a permearam ao longo dos séculos.

Fonte: Aventuras na História

Related Posts

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

EnglishPortugueseSpanish