Bem-estar

Dia do Combate ao Alcoolismo — Consumo de álcool ajuda a aumentar o estresse

O álcool é uma das principais saídas de quem quer se livrar da tensão. Contudo, assim como outros alimentos, ele só agrava o problema!

É muito comum ver gente recorrendo ao consumo de bebidas alcoólicas para aliviar o estresse. Contudo, a ingestão de álcool, na realidade, tem o efeito oposto. Aproveite o Dia do Combate ao Alcoolismo nesta quinta-feira (18), para rever os males que seu consumo causa.
Se você acha que um drinque acalma, esqueça. Na realidade, o álcool estimula a liberação de cortisol, o chamado hormônio do estresse, segundo estudo publicado no Journal of Clinical Endocrinology and Metabolism. Pior, o estresse parece reduzir os efeitos intoxicantes das bebidas alcoólicas e você entra numa espécie de círculo vicioso.
E não é só o álcool. Outras bebidas, também contribuem para te deixar ainda mais tenso.

Energéticos
Essas bebidas são repletas de açúcar e cafeína, combinação fatal. A cafeína não só potencializa a liberação de cortisol, mas, também, de adrenalina, hormônio também ligado a situações de estresse. O mesmo acontece com o açúcar. Além disso, cafeína demais pode fazê-lo custar a pegar no sono. Daí já viu, né?

Café
A bebida quente se enquadra no mesmo caso anterior. A cafeína, ainda mais quando misturada ao açúcar, causa irritabilidade e insônia. Opte por sucos ou chás para combater o estresse.
Por fim, ainda vamos listar mais seis alimentos que, apesar de aparecem como alternativas na hora da tensão, assim como o álcool, só fazem com que o estresse atue de forma ainda mais implacável no organismo.

Comidas apimentadas
Quem nunca se queixou de a comida ficar parada no estômago em momentos de tensão? De fato, ela reduz o metabolismo e torna a digestão mais difícil, por isso os alimentos ficam no estômago por mais tempo. Comidas apimentadas agravam ainda mais esse desconforto.

Chiclete
Mascar um chiclete ou apelar para um docinho sugar free pode piorar os problemas digestivos causados pelo estresse. E se você se sente desconfortável, é bem capaz de ficar ainda mais irritado.

Batata frita
Além de extremamente calórica, a batata frita possui acrilamida, uma substância possivelmente cancerígena e que pode elevar os níveis de colesterol, além de aumentar o estresse.

Alimentos industrializados
Nos momentos de estresse, sempre bate aquela vontade de comer uma besteirinha. Mas os alimentos processados estão repletos de sódio, gordura e açúcar, que podem te deixar ainda mais desconfortável, além de possuírem nenhum valor nutritivo.

Proteína animal
Carnes, ovos e laticínios estão repletos de gorduras saturadas e produzem um efeito semelhante ao do açúcar no organismo, causando uma sensação de desconforto e irritabilidade.

Carboidratos refinados
Pães, bolos e massas podem causar uma falsa sensação de saciedade e, se consumidos em excesso, podem causar ansiedade.

Fonte: Terra

Related Posts

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

EnglishPortugueseSpanish