Cultura

Escritora brasileira discute caráter estrutural presente na sociedade atual

“Colorismo”, da advogada Alessandra Devulsky, aborda aspectos políticos e afetivos da sociedade brasileira

Neste mês de março, chega às livrarias brasileiras pela Editora Jandaíra, a obra “Colorismo”, da advogada brasileira Alessandra Devulsky. O ilustre livro reflete sobre a construção da sociedade e as intensas relações que a conduzem.
A autora é mestre em Direito Político e Econômico pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e doutora em Direito Econômico e Financeiro pela Universidade de São Paulo. Atuou como cofundadora e diretora jurídica do Instituto Luiz Gama, e foi eleita para representar o comitê executivo do organismo da cooperação internacional Alternatives.
Devulsky também atua como professora no programa de mestrado em Direito da Universidade do Quebec e é diretora-geral da Corporation de Développement Communautaire de Côte-des-Neiges.
Com esse extenso currículo e grande conhecimento, a escritora discute, em sua obra, o caráter estrutural presente na sociedade e como o racismo está intrínseco no cotidiano.

Colorismo, de Alessandra Devulsky (2021) (Foto: Divulgação/Editora Jandaíra)

Desde relações profissionais e pessoais, a autora aborda como aspectos do colorismo estão presentes no dia a dia da população brasileira, e reflete como tal fato impacta diretamente nas relações de poder no País.
Segundo o livro, é importante pautar a força política e trazer os discursos do feminismo negro para o debate, a fim de compreender o aspecto afetivo político e da formação das mulheres negras na sociedade.
“Colorismo”, em suma, trata-se de um livro fundamental para a luta antirracista, anticolonial e anticapitalista.

Fonte: Aventuras na História

Related Posts

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

EnglishPortugueseSpanish