Meio ambiente

Pirarucu misterioso encontrado na Flórida causa temor por desequilíbrio ambiental

A descoberta de um pirarucu em um rio no estado da Flórida, nos Estados Unidos, vem intrigando e, principalmente, preocupando autoridades e cientistas estadunidenses. Natural da bacia amazônica, o peixe é um considerado um dos maiores predadores do mundo, e sua misteriosa presença no rio Caloosahatchee, no parque Cape Coral’s Jaycee, pode provocar uma grande desequilíbrio no ecossistema local — um misterioso exemplar da espécie foi encontrado na beira do rio que corre desde o lago Okeechobee até o golfo do México.
Não se sabe ainda como o pirarucu, também conhecido como arapaima, foi parar em um rio na Flórida, mas sabe-se bem a dimensão e a força do peixe, capaz de passar de três metros e superar os 300 kg em peso, carregando uma pele considerada uma verdadeira armadura tamanha sua resistência.
A região do rio Caloosahatchee é conhecida como cenário da prática de pesca esportiva, e uma eventual propagação do gigante do Amazonas com seu apetite voraz pode ameaçar severamente o equilíbrio ecológico local.
O pirarucu é capaz de produzir centenas de milhares de ovos ao longo de sua vida, mas não há, no entanto, qualquer indício de que o peixe tenha se reproduzido nos EUA.

A preocupação é tamanha que as autoridades ambientais locais emitiram um aviso para que qualquer pessoa que aviste um exemplar nas águas de lá tirem uma foto ou filmem o animal e liguem para um número de emergência informando o local e a data da aparição.

Um peixe e um prato típico amazonense

O pirarucu gosta de viver em águas calmas e quentes, e possui sensibilidade à água fria, mas poderia transformar o sul do estado em seu habitat.

Pescador retirando um pirarucu das águas do Amazonas em 2019 (Foto: Getty Images)

Por se alimentar de peixes comercialmente importantes para o estado, a recomendação é que, caso seja encontrado, o animal seja morto e de forma alguma seja devolvido à natureza. Segundo especialistas, o impacto pode ser ambiental, econômico e até mesmo turístico.
Para a culinária regional amazônica o pirarucu é um peixe fundamental, utilizado em diversos pratos típicos do Amazonas e do Pará.
Sua escama dura também era utilizada no passado como lixa de unha e outras utilidades. Pesquisadores suspeitam que algum morador da Flórida tenha criado um Pirarucu em casa e soltado o animal na natureza selvagem, ou simplesmente levado o peixe morto até o rio para provocar o espanto, a preocupação e as especulações.

Fonte: Hypeness

Related Posts

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

EnglishPortugueseSpanish