Política

Cesan e Ambiental Serra, até quando a população arcará com os péssimos serviços prestados?

O vereador Anderson Muniz (Podemos) cobra cumprimento do Contrato firmado entre a Companhia Espírito-Santense de Saneamento (Cesan) e a PPP Concessionária de Saneamento Serra Ambiental S/A com o município da Serra. Desde janeiro, o vereador vem realizando várias denúncias na Câmara referentes ao péssimo serviço pela concessionária.
Em uma dessas fiscalizações, Anderson identificou vários pontos de lançamento de efluentes na Lagoa do Baú, onde ocorreu recentemente o episódio da mortandade de peixes. Neste período, ele solicitou à Ambiental Serra S/A, explicações a respeito do tratamento de efluentes na cidade e criou o projeto de lei que obriga a Cesan e a Ambiental Serra S/A a instalarem um serviço tecnológico de monitoramento por telemetria.
O vereador tem se mostrado incansável na fiscalização e, à medida em que se aprofunda, realiza novas descobertas de lançamento de esgoto in natura, poluindo recursos hídricos e reservas naturais da cidade como a Zona de preservação Ambiental (ZPA) Cinturão Verde, em Cidade Continental, que vem recebendo efluentes derivados de caixas de esgoto extravasadas.
Anderson manifesta sua indignação em relação aos fatos descobertos por ele na prestação de serviços da Cesan e da Ambiental Serra S/A, pois acha um absurdo devido à cobrança das taxas de serviços do morador serrano, “que não merece pagar por um serviço de péssima qualidade”.
Como tem sido recorrente nas edições do Fatos & Notícias, no início do ano, as concessionárias foram denunciadas pelo secretário de Meio Ambiente do município, Cláudio Denicoli, que, em entrevistas, disse que a tecnologia utilizada no tratamento do esgoto pela Cesan é obsoleto e ultrapassado e que a empresa cobra 80% de taxa de esgoto sobre o valor de consumo da água, ou seja, taxa de retorno, sem prestar o serviço adequado.

Relembre a entrevista pelo link: https://jornalfatosenoticias.com.br/index.php/2021/01/26/a-cesan-e-os-mananciais-da-serra-parte-1/.

Haroldo Filho

Haroldo Filho

Jornalista – DRT: 0003818/ES Coordenador-geral da ONG Educar para Crescer

Related Posts

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

EnglishPortugueseSpanish