Meio ambiente

Desenvolvimento e respeito ao meio ambiente

A redação do Fatos & Notícias recebeu denúncias de moradores sobre um suposto desmatamento em Praia Grande, litoral do município de Fundão. Atendendo as solicitações nossa equipe de reportagem foi até o local para apurar os fatos e conseguir o máximo de informações dos órgãos responsáveis.
A praia, que tem o nome de Porto da Lama, serve de ancoradouro para os barcos de pescadores como o senhor Alexandre, que não mora na localidade, mas deixa seu barco na pequena praia que pode sofrer impactos negativos, caso não haja um cuidado do poder público. Embora, de acordo com Alexandre, a praia não seja atrativa a banhistas, devido à lama, o local atrai muitas famílias em busca de lazer. “Existe uma lama que incomoda os frequentadores que procuram o local para passar o dia com a família, e é essa lama que deu origem ao nome do lugar, Porto da Lama. Fiquei sabendo de um projeto que será executado na orla, com pista de carro, ciclovia e um calçadão, igual a de Jacaraípe, mas o poder público precisa se certificar se vai haver ou não impacto no local”, disse.
Questionados, os comerciantes que ficam próximos ao local do futuro empreendimento acham que será bom, já que virão mais pessoas para consumir em seus estabelecimentos e movimentará o turismo na região.
Como a obra impacta, de alguma forma, o meio ambiente, entramos em contato com o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), que é vinculado ao Ministério do Meio Ambiente e integra o Sistema Nacional do Meio Ambiente (Sisnama) para obtermos as respostas pertinentes ao tema.
Segundo Roberto Forza, analista e chefe do Núcleo de Gestão Integrada ICMBio Santa Cruz, que integra as unidades de conservação APA Costa das Algas e RVS de Santa Cruz, as denúncias estão sendo apuradas. “Sabemos que a obra tem licença do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf), mas, mesmo assim, solicitamos a eles um parecer da situação”, afirma.
Já, de acordo com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Fundão, uma equipe esteve no local e conferiu que a obra da empresa Nuvem Imóveis Ltda. está licenciada pelo Idaf.

Obra em Praia Grande, litoral do município de Fundão (Foto: Haroldo Cordeiro Filho)
Haroldo Filho

Haroldo Filho

Jornalista – DRT: 0003818/ES Coordenador-geral da ONG Educar para Crescer

Related Posts

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

EnglishPortugueseSpanish