Turismo

MTur divulga vencedores do Smart Challenge

Cinco empresas brasileiras estão entre as vencedoras do desafio internacional que busca integrar o Caminho dos Jesuítas na América do Sul

O Caminho dos Jesuítas na América do Sul agora terá apoio de startups inovadoras para acelerar o desenvolvimento da rota. O Ministério do Turismo (MTur), juntamente com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e a Organização Mundial do Turismo (OMT), acaba de anunciar os ganhadores do Smart Challenge, desafio que buscou identificar soluções para a integração do Caminho e para a retomada das atividades turísticas da região.
Das 10 empresas vencedoras, cinco são brasileiras. São elas: “Caminhos Jesuítas — viagem imersiva”, que oferece produção de imagens fotográficas, vídeos e experiências em realidade virtual e aumentada; “Glocal Audioguide”, aplicativo digital de audioguia que permite ao turista conhecer as histórias dos lugares de forma autônoma; “iFriend”, plataforma digital que conecta viajantes e peregrinos a serviços turísticos, como guias de turismo, tours guiados, serviços de tradução e intérprete e transporte; “Smart Traking”, que auxilia as autoridades de saúde a rastrearem casos de covid-19 na região, e “WiFi.TUR Edge Computing”, que disponibiliza informações turísticas na rede Wi-Fi mesmo sem acesso à Internet.
Três dessas startups — iFriend, Smart Traking e Glocal Audioguide — integram a Câmara de Turismo 4.0, criada pelos ministérios do Turismo e da Ciência, Tecnologia e Inovações para fomentar a criação de Destinos Turísticos Inteligentes (DTI) no País.
Tomás Arêas, presidente da Glocal Audioguide, comemorou o resultado e afirmou estar animado para colocar o projeto em prática. “A Glocal Audioguide consiste em passeios audioguiados, um guia virtual, e vamos trabalhar em conjunto com os guias de turismo locais para elaborar o conteúdo. Estamos empolgados e ansiosos para começar logo a aplicação do app no Caminho dos Jesuítas, que é tão cheio de história e nem sempre os visitantes conseguem acessar todas as informações. Vai ser um projeto muito bonito de ser feito e estamos com muita energia para fazer acontecer”, comentou.
Os 10 ganhadores vão participar de um Programa de Aceleração Empresarial realizado pela Wayra — hub de inovação aberta do grupo Telefônica/Vivo — com duração de 12 semanas. Também terão apoio técnico para reforçar seus projetos, incluindo aceleração comercial, validação de planos de viabilidade, atividades de fortalecimento e coaching, identificação de oportunidades de escalabilidade e networking junto a empresas e investidores.
O ministro do Turismo, Gilson Machado Neto, parabenizou todas as startups vencedoras e destacou a importância da rota turística para o Brasil e para a América do Sul. “O Caminho dos Jesuítas é um importante produto turístico multidestino, um dos símbolos do Turismo Religioso no Brasil. É um atrativo de extremo potencial que, se bem estruturado e integrado a partir de ideias inovadoras, poderá atrair milhares de turistas brasileiros e estrangeiros, impulsionando a atividade turística e a economia locais”, ressaltou o ministro.
“Tendo em vista seu enorme potencial, o Caminho dos Jesuítas nos motivou a embarcar neste desafio de posicioná-lo como uma das principais rotas turísticas da América do Sul e uma das mais longas do mundo. Estamos muito entusiasmados com as 10 soluções inovadoras que foram selecionadas para compor este grande desafio”, comentou Adela Moreda, especialista líder de Turismo do BID.

CAMINHO DOS JESUÍTAS — O corredor turístico do Caminho dos Jesuítas, composto por Brasil, Argentina, Bolívia, Paraguai e Uruguai, inclui 55 sítios do patrimônio jesuítico, 19 deles declarados Patrimônio Mundial da Humanidade pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).
No Brasil, o roteiro é composto por 26 municípios do Rio Grande do Sul e engloba as ruínas de São Miguel das Missões, que foram declaradas, em 1983, como sítios do Patrimônio Mundial Cultural.

INVESTIMENTO — Recentemente, o Ministério do Turismo autorizou um repasse de R$ 20 milhões para estruturar a integração viária de atrativos da Região das Missões gaúcha e facilitar a chegada de visitantes. As obras de pavimentação envolvem a ligação da BR-285 ao Sítio Arqueológico de São João Batista, na cidade de Entre-Ijuís, e o acesso ao Parque Histórico São Lourenço Mártir, em São Luiz Gonzaga, entre outras intervenções.

Confira os 10 projetos ganhadores do Smart Challenge:

  • Caminhos Jesuítas: viagem imersiva, Brasil
  • iFriend, Brasil
  • Smart Traking, Brasil
  • Glocal audioguide, Brasil
  • WiFi.TUR Edge Computing: Conteúdos Web na rede WiFi mesmo sem conexão Internet, Brasil
  • Experiencia Camino de los Jesuitas: Planificador inteligente de información y visitas, Uruguai
  • Camino de los jesuitas por Get Lost, Argentina
  • Jesuitas y Primeros Pobladores (Holográficos) te cuentan la historia, Argentina/Paraguay
  • Matea: La oportunidad verde en el Camino de los Jesuitas, Argentina
  • Hub Digital Camino de los Jesuitas, Bolívia

Foto: Jefferson Bernardes/MTur

Fonte: MTur

Related Posts

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

EnglishPortugueseSpanish