Bem-estar

Dormir e acordar mais cedo ajuda a evitar depressão

Mudar o tempo de sono uma hora antes pode reduzir o risco de depressão em 23%, afirma o estudo

A quantidade de horas que dormimos e a qualidade do nosso sono têm um efeito direto na nossa saúde e bem-estar. A novidade que veio de um estudo com 840 mil pessoas é que o horário que dormimos e acordamos pode ser importante em casos de depressão. Segundo a pesquisa, acordar apenas uma hora antes pode reduzir o risco de uma pessoa desenvolver um quadro de depressão grave em 23%.
Para chegar a este e outros resultados, pesquisadores da Universidade do Colorado em Boulder, do Broad Institute of MIT e de Harvard avaliaram de cerca de 840 mil participantes e a influência que o seu “relógio biológico” — a tendência de que a pessoa durma e acorde em determinados horários — tem em relação ao risco de depressão.
Este foi um dos primeiro estudos a quantificar as mudanças necessárias para que haja uma diferença significativa na saúde mental dos participantes.

“Já sabemos há algum tempo que existe uma relação entre o tempo de sono e o humor, mas os médicos sempre se perguntaram qual seria a mudança necessária para haver um benefício real”, explica Celine Vetter, autora do estudo e professora assistente de fisiologia integrativa na CU Boulder. “Descobrimos dormir e acordar uma hora mais cedo está associado a um risco significativamente menor de depressão”.

(Foto: Pixabay)

Estudos observacionais anteriores mostraram que pessoas “noturnas” têm duas vezes mais probabilidade de sofrer de depressão do que os madrugadores, independentemente de quanto tempo dormem. Mas, como os próprios transtornos de humor podem perturbar os padrões de sono, os pesquisadores têm dificuldade em decifrar qual a origem e qual a causa destas condições.
Outros estudos com amostras menores e questionários com menos fatores já haviam sido realizados, mas não tinham resultados consistentes. Em 2018, por exemplo, 32 mil profissionais de saúde foram analisados e, como resultado, os “madrugadores” eram até 27% menos propensos a desenvolver depressão ao longo de quatro anos. Mas este estudo não deixava claro o conceito de madrugador.

Relógio biológico e DNA

(Foto: Pixabay)

Para quantificar com mais precisão a relação da mudança no tempo de sono e a saúde mental, o Doutor em Medicina Iyas Daghlas, outro autor do estudo, recorreu a bancos de dados genéticos de duas empresas e usou um método chamado “randomização Mendeliana” que alavanca associações genéticas para ajudar a decifrar causa e efeito.
“Nossa genética é definida desde o nascimento, então alguns dos fatores que afetam outros tipos de pesquisa epidemiológica tendem a não afetar os estudos genéticos”, explicou Daghlas, que se formou em maio na Harvard Medical School.
Mais de 340 variantes genéticas comuns, incluindo variantes no chamado “gene do relógio” PER2, são conhecidas por influenciar o relógio biológico de uma pessoa, e a genética explica coletivamente 12-42% de nossa preferência de horário de sono.
Os pesquisadores avaliaram dados genéticos não identificados nessas variantes de até 850 mil pessoas indivíduos, incluindo dados de 85 mil participantes que usaram rastreadores de sono por sete dias e 250 mil que preencheram questionários de preferência de sono.
Com estas informações, os cientistas puderam entender como as variantes nos genes influenciam quando dormimos e acordamos — cujos resultados acabaram de ser publicados na revista JAMA Psychiatry.
Na maior dessas amostras, cerca de um terço dos indivíduos pesquisados ​​se identificaram como matinais, 9% eram notívagos e o restante ficava no meio. No geral, o sono médio era de 3h da manhã, o que significa que eles iam para a cama às 23h e levantavam às 6h.
Com essas informações em mãos, os pesquisadores se voltaram para uma amostra diferente que incluía informações genéticas, juntamente com registros médicos e de prescrição anônimos e pesquisas sobre diagnósticos de transtorno depressivo maior. Usando novas técnicas estatísticas, os pesquisadores chegaram à conclusão de que pessoas com variantes genéticas relacionadas à predisposição de acordar cedo também têm menor risco de depressão.
Cada ponto médio do sono uma hora antes (no meio do caminho entre a hora de dormir e a hora de acordar) correspondeu a um risco 23% menor de transtorno depressivo maior.

(Foto: Unsplash)

Isso sugere que, se alguém que normalmente vai para a cama à 1h da manhã, em vez disso, vá dormir à meia-noite e durma a mesma duração, ele poderia reduzir o risco em 23%; se forem para a cama às 23h, podem reduzir em cerca de 40%.
O estudo não conseguiu identificar se entre os que já dormem e acordam cedo, esta alteração de dormir e acordar ainda mais cedo traria os mesmos benefícios. Mas, entre as pessoas que ficaram nos horários de sono intermediários e nos notívagos, mudar o horário de dormir para mais cedo pode trazer benefícios.

Porque isso acontece?
Existem pesquisas que relacionam uma maior exposição à luz durante o dia, o que costuma ocorrer com quem acorda mais cedo, à uma série de efeitos hormonais que podem influenciar o humor. Outros estudos observam que ter um relógio biológico, ou ritmo de atividades muito diferente da maioria das pessoas pode ser deprimente.
“Vivemos em uma sociedade projetada para as pessoas da manhã, e as pessoas à noite muitas vezes se sentem como se estivessem em um estado constante de desalinhamento com o relógio da sociedade”, disse Daghlas.

(Foto: Pixabay)

Ele enfatiza que um grande ensaio clínico randomizado é necessário para determinar definitivamente se ir para a cama cedo pode reduzir a depressão. “Mas este estudo definitivamente muda o peso das evidências para apoiar um efeito causal do tempo de sono na depressão”. Para aqueles que desejam mudar para um horário de sono mais cedo, Vetter oferece este conselho:

“Mantenha seus dias claros e suas noites escuras. Tome seu café da manhã na varanda. Caminhe ou vá de bicicleta para o trabalho, se puder, e diminua os componentes eletrônicos à noite”.

Com informações de Universidade do Colorado em Boulder

Fonte: CicloVivo

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