Arq & Urb

Grande São Pedro vai ganhar nova cara

O prefeito Lorenzo Pazolini pontuou que essa é uma das obras mais aguardadas pelos moradores de Vitória há anos

Um sonho para toda a comunidade da Grande São Pedro. A Prefeitura de Vitória lançou, na última sexta-feira (14), o edital da 1ª fase do projeto “Nova Orla da Grande São Pedro”. O evento foi realizado na Praça Dom João Batista, em São Pedro.
Orçado em R$ 84.536.431,96, o projeto abrange o litoral da Ilha de Vitória, desde o Parque Tancredão até o Bairro Jabour e tem por objetivo recuperar essa importante região de Vitória, com a requalificação de espaços públicos. O desenho urbano da orla conta com calçadas, ciclovias, píeres, atracadouros, jardins, mobiliário urbano, dentre outros itens de paisagismo e arquitetura, assim como a implantação e reforma de equipamentos públicos, ações de melhoria da mobilidade urbana da região e o fomento das atividades econômicas.
A área de influência do Projeto Orla Noroeste atinge quatro regiões da cidade, 25 bairros, com cerca de 89 mil habitantes (IBGE, 2010).

“Uma das obras mais aguardadas pelos moradores de Vitória há anos. Esta primeira fase contará com reurbanização da área, construção de rua, estacionamento, paisagismo, passeio contínuo com calçada, ciclovia, deque, construção do Centro de Pescado, anexo do Museu do Pescador, entre outras intervenções. Um marco para nossa capital, que já é maravilhosa e ficará ainda mais. A primeira parte do projeto está orçada em R$ 84.536.431,96 e já vai uma nova cara à orla da região”, disse o prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini.

Lançamento do Edital das Obras da Orla Noroeste (Foto: Leonardo Silveira)

“É a maior obra de infraestrutura desde a implantação do bairro de São Pedro. É muito mais que a requalificação da região, é a qualificação real desse importante equipamento de turismo que a Ilha de Vitória possui. Essa obra vai ser um paradigma na nossa história turística, gastronômica e de lazer da Capital. É um espaço belíssimo de contemplação e de passeios. A partir dessa obra, Vitória ganhará um equipamento de primeiro mundo, digno das principais cidades europeias no quesito turismo. E lembrando, é a primeira etapa”, disse o secretário municipal de Obras, Gustavo Perin.

Fases
A “Nova Orla da Grande São Pedro” foi dividida em duas fases:

Orla Noroeste Fase 1A
A fase 1A da obra da Orla Noroeste (Orla de São Pedro à Ilha das Caieiras num total de 1,16km) contempla a reurbanização da área contendo construção de rua, estacionamento, paisagismo, passeio contínuo com calçada, ciclovia, deck, arquibancadas alagáveis, rampas e cinco atracadouros; construção do Centro de Pescado, anexo do Museu do Pescador, Praça do Caboré, queimadores de mariscos, Área de manutenção de barcos, Praça da Quadra/Estacionamento e Rua Viva, implantada na Rua Felicidade Correa dos Santos.

Orla Noroeste Fase 1B
As intervenções na fase 1B (Orla de Santo André à Resistência, num total de 4,04km) contemplam a reurbanização da orla com a construção de rua, estacionamento, paisagismo, passeio contínuo com calçada, ciclovia, deck, arquibancadas alagáveis e rampas para barcos, revitalização do Parque Natural Municipal Dom Luiz Gonzaga Fernandes (PNMDLGF) e a ligação entre Nova Palestina e Resistência.

Fonte: PMV

Related Posts

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

EnglishPortugueseSpanish