A importância da rotina para o desenvolvimento da criança

A rotina exerce influência fundamental no desenvolvimento infantil, ela ensina as crianças a conviverem com a realidade familiar e até comunitária (bairro, escola, etc.), além de contribuir para o fortalecimento da autonomia. Criar uma rotina para as crianças, tanto no período escolar quanto na época de férias, influencia no desenvolvimento saudável do comportamento dos pequenos. Saber desde cedo como o tempo pode ser gerenciado e quais responsabilidades pode ajudar as crianças a serem mais responsáveis com as próprias tarefas e a entender a importância dos hábitos cotidianos.
Nem sempre é muito fácil desenvolver na prática, pois pode levar um tempo até que a família consiga pôr em prática uma rotina bem-organizada. Inserir a rotina nas dinâmicas familiares é um plano que deve envolver paciência e ajustes contínuos, mas, com certeza, vale a pena tentar. No caso das crianças, a rotina precisa garantir que o desenvolvimento físico, emocional e cognitivo não seja afetado por práticas não saudáveis, como dormir tarde demais, comer fora do horário, não cuidar da própria higiene ou passar muito tempo conectado às telas (televisão, tablets, celulares, videogames, etc.). Nesse sentido, uma rotina deve ser sempre funcional e ter objetivos estabelecidos para que de fato funcione.
Para o universo infantil a rotina traz ganhos, como a segurança, melhora na autoestima, na autorregulação e nos hábitos de estudo. As rotinas criam hábitos saudáveis desde cedo. Por exemplo, horários regulares para comer e dormir promovem o desenvolvimento de hábitos alimentares e de sono consistentes. Esses hábitos formados na infância duram a vida toda, promovendo saúde física e mental duradoura. Além disso, a rotina ensina a importância da organização e da disciplina.
Com os hábitos bem consolidados e apresentados com bastante segurança, as crianças conseguem aprimorar sua jornada educativa, como: disciplina e consciência. Quando a criança crescer, essa rotina terá mais responsabilidades e organização, e a criança poderá, por conta própria, definir os horários de estudo, das obrigações de casa e dos momentos de lazer que irão refletir na vida adulta de forma positiva. Então a rotina não é sinônimo de coisa ruim.
Quais os benefícios da rotina?
• Autonomia e responsabilidade: uma rotina bem-estruturada gera um senso de responsabilidade. No caso das crianças e adolescentes, ela ainda ajuda a desenvolver a responsabilidade.
• Organização: quando o ambiente ao nosso redor está organizado, fica mais fácil ser produtivo e não perder tempo com o que não vale a pena.
• Menos estresse: ter uma rotina não nos deixa menos à mercê de imprevistos e, por isso, diminui o estresse.
• Produtividade: quanto mais internalizada a rotina, fica mais fácil focar no que, de fato, precisa ser feito e com eficiência.
A rotina ajuda na saúde do cérebro: quando você define os horários, cria certos marcos de tempo no seu dia e facilita a previsibilidade para o cérebro. Diminuí o esforço mental, pois quando a rotina já está estabelecida, o cérebro não fica pensando no que precisa ser feito. Isso diminui o nível de energia que ele usa para estruturar e organizar as coisas. A previsibilidade ajuda para saber o que será feito (e como), ou seja, é a ordem das atividades e a que tipo de tarefa elas estão associadas.
Segundo a neurociência, nosso cérebro leva cerca de 21 dias para internalizar novos hábitos. Nosso cérebro, em termos de evolução, está preparado para agir e reagir à novidade que vem do mundo exterior. Novidades estimulam nossa mente e trazem a possibilidade de novas conexões neuronais, as chamadas sinapses.
Ler, participar de grupos de oficina de estimulação cognitivas e memorias, caminhar, ou praticar alguma modalidade de esportes; aprender outros idiomas; enfim, colocar novidades no nosso cotidiano possibilita mantermos um cérebro mais saudável, capaz de articular mais, mantendo uma ótima atividade neuronal assim acontece quando preparamos nosso cérebro para a rotina.

Quando falamos sobre rotina na infância, não estamos querendo dizer que o dia a dia em casa será rígido e inflexível. A rotina na infância adequada ao ritmo da família e, por vezes, vai sendo modificada e inovada de acordo com as necessidades. É claro que toda rotina seja familiar ou escolar tem uma base a ser seguida, com o intuito de possibilitar aos pequenos a orientação na relação espaço e tempo.