Novo robô inteligente auxilia astronautas na estação espacial chinesa Tiangong
Atualmente, ele é capaz de se movimentar pela estação, tirar fotos e realizar inspeções
Por Gabriel Sérvio
A estação espacial chinesa Tiangong conta agora com um novo membro em sua tripulação: um robô inteligente chamado Xiao Hang (ou “Pequeno Espaço”, em português). O robô, que se move em microgravidade e executa tarefas sob comando, está auxiliando os astronautas da missão Shenzhou 19 em suas atividades a bordo da estação.
A novidade é fruto de experimentos com softwares de interação colaborativa entre humanos e robôs, visando aumentar a eficiência das missões espaciais. Atualmente, ele é capaz de se movimentar pela estação, tirar fotos e realizar inspeções. No futuro, poderá assumir responsabilidades ainda maiores, como gerenciar recursos e auxiliar em tarefas de manutenção.
No futuro, ele também poderá executar várias funções, como inspeções na cabine e gerenciamento de recursos por meio de atualizações”, afirmou Wang Haoze, primeira engenheira de voos espaciais da China (via: Global Times).
A China concluiu a construção da Tiangong em 2022 e planeja mantê-la operacional por pelo menos 10 anos. A estação espacial representa um marco importante no programa espacial chinês e demonstra o avanço tecnológico do país. A expectativa é que a Tiangong continue sendo palco de importantes pesquisas científicas e contribua para a exploração espacial nos próximos anos.
Fonte: Olhar Digital