Meio ambiente

Baleias Minke estão perdendo a habilidade de se comunicar — e a culpa é nossa

O curto alcance dos ruídos produzidos por esses animais podem dificultar a relação entre parceiros e contato com outros indivíduos da mesma espécie

Cientistas descobriram que as baleias Minke não estão conseguindo se comunicar a longas distâncias por conta da poluição sonora no oceano. Segundo eles, isso afeta sua capacidade de encontrar parceiros e se ter contato com outros membros de sua espécie. O artigo sobre a pesquisa foi publicado na revista científica The Journal of the Acoustical Society of America.
Os pesquisadores analisaram o comportamento de mais de 42 mil baleias através de gravações realizadas em uma área de 1200 quilômetros quadrados do Pacific Missile Range Facility, uma instalação e aeroporto naval nos Estados Unidos, entre 2012 a 2017. Os especialistas mediram o alcance do som produzido pelas baleias e calcularam sua intensidade.
A equipe comparou os resultados com o ruído produzidos pelos animais quando em situações “naturais”, ou seja, quando os sons presentes são apenas ondas, vento e terremotos submarinos. Dessa forma, os cientistas descobriram que o som dos animais ficavam mais altos em condições com mais ruídos, o que resultava na diminuição do alcance do som.
Por exemplo, o grupo constatou que, em um ambiente com um ruído relativamente baixo, as baleias podem ser ouvidas a 114 quilômetros de distância. Entretanto, à medida que os níveis de ruído aumentavam, esse alcance caiu para apenas 19 quilômetros. “É uma mudança de ordem de magnitude no alcance da comunicação. É difícil saber até que ponto elas precisam se comunicar, isso pode ter um impacto realmente negativo”, disse uma das pesquisadoras, Regina Guazzo, à Science.

Fonte: Galileu.com

Related Posts

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

EnglishPortugueseSpanish