Internacional Tecnologia & Inovação

Força Aérea americana quer transformar o avião presidencial em supersônico

A Força Aérea dos Estados Unidos já trabalha desde o ano passado em parceria com a startup Exosonic para desenvolver uma nova versão do avião presidencial, o Força Aérea 1. A intenção da equipe é de que o transporte do mandatário do país e de toda a alta cúpula seja feito por meio de aviões supersônicos.
O novo projeto, como é uma tradição presidencial, é bastante luxuoso, com espaço para 31 passageiros e vários detalhes que fazem toda a diferença, como acessórios de quartzo e suítes especialmente projetadas para reuniões ultrassecretas.
“Com este conceito, estamos planejando implementar novas tecnologias que não estão disponíveis hoje ou que você não vê em aeronaves comerciais ou executivas”, declarou Stephanie Chahan, designer de interiores responsável pelo projeto da parte de dentro da aeronave em entrevista para a CNN americana.
O jato supersônico foi projetado para percorrer cinco mil milhas náuticas e deve ser capaz de sobrevoar a Terra com quase o dobro da velocidade do som, mas sem soltar ruídos sônicos ensurdecedores para quem está do lado de fora. A aeronave deve ser capaz de atingir até 2,2 mil km/h, o que é mais que o dobro das aeronaves de passageiro utilizadas atualmente.

Poderia ser mais rápido

Parte interna do futuro avião presidencial supersônico (Foto: Exosonic)

O projeto original era ainda mais veloz, os projetistas pretendiam que o jato presidencial atingisse Mach 5, que é nada menos que cinco vezes a velocidade do som. No entanto, o barulho atingido quando uma aeronave atinge essa velocidade é quase que insuportável para quem está em terra.
“O baixo boom permite que os viajantes voem em velocidades supersônicas sem gerar estrondos perturbadores para os que estão em terra”, explicou o CEO da Exosonic, Norris Tie.
Mas Joe Biden não será o primeiro presidente a voar no Força Aérea 1 supersônico, já que os planos da Força Aérea são de que uma versão final do novo jato só fique pronta em meados de 2030.

Fonte: Olhar Digital

Related Posts

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

EnglishPortugueseSpanish