Cultura

‘Morada dos Deuses’, escultor transforma ruínas em arte no Peru

Famoso por ter Machu Picchu e a Montanha das Setes Cores como principais pontos turísticos, graças ao escultor Michael de Titan, o Peru ganhou mais um cenário extraordinário para ser contemplado. Natural de Cusco, o artista resolver dar continuidade a cultura inca de fundir arte com natureza e seu mais recente trabalho resultou no projeto Apukunaq Tianan (que significa morada dos deuses).
Localizada a cerca de 40 minutos de Cusco, o local é um belo conjunto artístico de esculturas gigantes esculpidas diretamente na rocha calcária das montanhas e reúne muitas grandes esculturas dos deuses incas.

Entre as figuras retratadas pelo artista destacam-se a representação da divindade criadora andina Viracocha, a Deusa Inca da Mãe Terra, Pachamama e o rosto do último monarca do estado Neo-Inca, Túpac Amaru. Entre os destaques de popularidade entre os turistas também há a cabeça de um puma (que faz parte da trilogia inca de animais simbólicos).
Todas as esculturas variam entre 15 e 17 metros de altura e o que mais impressiona foram as ferramentas utilizadas por Titan para fazer as obras. O artista utilizou apenas um cinzel, que é um instrumento de corte manual que possui numa extremidade uma lâmina de metal aguçada e do outro um cabo de madeira reforçado e um martelo.

A Apukunaq Tianan é uma atração turística bastante recente do Peru, já que sua inauguração apenas no ano de 2021, em meio a pandemia do novo coronavírus. A data coincide com o ano do bicentenário da independência do Peru.

Fonte: Hypeness

Related Posts

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

EnglishPortugueseSpanish