Cultura

Dica da Semana — Retratos de uma Guerra

Um ótimo longa que foge do senso comum da temática do gênero

Texto: Felipe Bretas

O filme Retratos de um Guerra me impressionou pela história de uma família que buscou forças e esperança em suas raízes, que se apoiou desde o início e nunca foi desleal ao amor paterno. Com o sumiço do pai, repentinamente, durante a Segunda Guerra Mundial, uma talentosa e jovem desenhista se vê em meio ao caos quando é deportada, com sua mãe e seu irmão mais novo, para um campo de concentração na Sibéria. Lá, ela usa de sua criatividade e habilidade com desenhos para sobreviver durante o período caótico, apesar da vida precária, das várias humilhações e das agressões sofridas por parte dos militares.
O elenco — com atores que merecem muito mais reconhecimento do que certamente possuem — formado por Bel Powley (The Morning Show), Lisa Loven Kongsli e Martin Wallström, dão um show de interpretação, desde o primeiro ato. Sem dúvidas, a protagonista cativa e prende a atenção até ao fim da trama, que acontece no extremo frio em alguma parte do mundo, para onde são obrigados a se deslocar.
A direção do longa de Marius A. Markevicius, baseado no romance “A Vida em Tons de Cinza”, de Ruta Sepetys, apesar de ser mais um do gênero de guerra, com aquela mesma temática dos filmes dessa categoria, se esforça e consegue trazer uma trama sensível, sutil e romântica em meio a toda aquela situação pavorosa da década de quarenta. Ele consegue transmitir um olhar diferente sobre aquela situação, sem dúvidas ele busca sensibilidade e força
Ao assistir a filmes com essa temática, sempre vejo que, durante esse período, existiram soldados que, por mais que tenham se tornado vítimas do sistema nazista, tinham um coração bom, eram capazes de se comover com as pessoas inocentes e, até mesmo, ajudá-las a escapar de determinadas situações. A salvação do mundo está na bondade, na empatia e, principalmente, na fraternidade.
O longa faz parte de conteúdo do ‘lado B’ da Netflix que merece ser apreciado. Muitas produções deste tipo não ganham destaques no Brasil como deveriam. Vou tentar indicar mais produções como essa aqui nesse espaço do jornal Fatos & Notícias, pois existem muitas coisas boas que não estão na categoria EM ALTA da plataforma de streaming.
Você que curte um Drama com uma trama que surpreende muito ao longo da história, vale a pensa assistir a Retratos de uma Guerra. Essa é minha dica da semana.

SINOPSE
Durante a Segunda Guerra Mundial, a jovem desenhista Lina e sua família são deportadas para a Sibéria sob às ordens do governo de Stalin. Nos campos de concentração, ela usa a arte para sobreviver aos horrores da guerra.

Assista ao trailer

Felipe Bretas
Jornalista

Related Posts

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

EnglishPortugueseSpanish