Turismo

Destinos turísticos rurais podem se candidatar ao título de “Melhores Vilas Turísticas” do mundo

Ministério do Turismo promove seleção simplificada para definir três candidaturas nacionais que serão encaminhadas para participar do concurso da OMT

Estão abertas, até o dia 20 de agosto, as inscrições para o concurso da Organização Mundial do Turismo (OMT) que vai eleger as “Melhores Vilas Turísticas” do mundo em áreas rurais. Para concorrer à premiação, as vilas devem participar de uma seleção interna, conduzida pelo Ministério do Turismo, que vai selecionar três localidades para representar o Brasil no concurso global. As inscrições devem ser enviadas para o e-mail candidaturas@turismo.gov.br contendo todos os documentos solicitados na Chamada Pública preenchidos em inglês e português.
Acesse AQUI a Chamada Pública.
O ministro do Turismo, Gilson Machado Neto, convida entidades públicas e privadas de todo o País a participarem da seleção.

“Acreditamos que esta iniciativa deve contribuir para impulsionar o turismo rural, evidenciando as belezas e experiências únicas que podemos oferecer no Brasil, além de possibilitar a troca de experiências e o desenvolvimento sustentável desse segmento”, destaca.

Podem participar da Chamada Pública localidades rurais com até 15 mil habitantes que abriguem atividades tradicionais, como agricultura, silvicultura, pecuária ou pesca, e que compartilhem valores e o estilo de vida da comunidade. E, com isso, estimulam o papel do turismo na valorização e preservação destas comunidades ou cidades.
Além destes pré-requisitos já definidos pela OMT, detalhados AQUI, o Ministério do Turismo levará em consideração outros três critérios para a classificação dos destinos candidatos: estar posicionado digitalmente e conseguir divulgar seus produtos turísticos; possuir ações de turismo de base comunitária ou produção associada a cadeias, como a de alimentos e de artesanato; e ter um evento tradicional com visitação turística no calendário oficial.

DECISÃO — O resultado do concurso será anunciado em outubro, durante a Assembleia Geral da Organização Mundial do Turismo, prevista para ocorrer em Marraquexe, no Marrocos. Por meio de um selo, a OMT identificará as “Melhores Vilas Turísticas”, que servirão de exemplo de destinos rurais na relação com bens culturais e naturais, a preservação e a promoção de valores rurais e comunitários e a defesa da inovação e da sustentabilidade nos aspectos econômicos, sociais e ambientais.
A OMT também disponibilizará um programa de apoio a aldeias e vilas que não tenham sido classificadas, neste primeiro momento, para obter o selo. E, ainda, criará uma rede para a troca de experiências, boas práticas, conhecimentos e oportunidades no desenvolvimento do turismo rural.

Fonte: MTur

Related Posts

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

EnglishPortugueseSpanish