Turismo

Conheça a surreal lagoa cor-de-rosa do México

O ponto turístico possui uma beleza natural rara

Na Península de Yucatán, localizada no México, existe uma lagoa salgada que parece saída diretamente de um conto de fadas. Isso acontece, pois sua água, diferente do azul ou esverdeado com os quais estamos acostumados, tem uma espantosa aparência cor-de-rosa.
Las Coloradas é uma comunidade de pescadores, porém a beleza natural contida no território atrai turistas de todas as partes do mundo. Para quem se depara com as fotografias on-line, o local parece ter sido criado digitalmente, através do uso de filtros, por exemplo, porém a coloração da lagoa é simplesmente fruto do seu ecossistema

Fotografia aérea de Las Coloradas (Foto: Divulgação/Instagram/@areyzagaconsulting)

Por que acontece?
Existe um número seleto de lugares no mundo em que tem o privilégio de possuir lagos ou outros corpos d’água que trazem uma cor tão incomum. No caso do ponto turístico mexicano, essa aparência diferenciada é criada por um tipo de bactéria que habita ambientes que tem uma elevada concentração de sal, conforme repercutido por uma matéria de 2018 do El País.
Embora lagoas costumem ser de água doce, a de Las Coloradas é definitivamente bem salgada. Isso pois a região costumava ser um local onde realizava-se a mineração do material no passado. Existem, inclusive, diversas “dunas” de sal espalhadas pelo lugar.

Fotografias áreas tiradas da região de La Colorada (Foto: Divulgação/Instagram/@themayantrain/@paradise.7.travels)

Assim, o ecossistema local reúne as condições ideais para proporcionar multiplicação das halobactérias. Esses micro-organismos possuem membranas de cor púrpura, de forma que é sua população inflada a responsável por deixar a água cor-de-rosa.
Vale mencionar que existem ainda outras lagoas nas proximidades desta. Essas últimas, porém, não compartilham das águas rosadas, possuindo, em vez disso, um tom azul cristalino. A paleta de cores pastel dessa paisagem mexicana, como é possível imaginar, faz um grande sucesso no Instagram. A rede social contém, assim, uma série de fotografias de usuários que visitaram o cartão postal para fazer seu próprio registro da lagoa surreal.

Outras fotografias de Las Coloradas (Foto: Divulgação/Instagram/@alehasbed/@_estefania_herrera_broker)

Outros países famosos por conterem um corpo d’água de coloração rosa são Espanha (Salinas de Torrevieja), Austrália (Lago Hiller, que é provavelmente o mais popular da lista), Canadá (Dusty Rose Lake, que a despeito de seu tom róseo não possui um alto teor de sal, configurando um caso único no mundo) e Bolívia (Laguna Rosada, que por vezes também tem uma cor mais puxada para o vermelho).

Foto de capa: Divulgação/Instagram/@revesdumonde

Fonte: Aventuras na História

Related Posts

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

EnglishPortugueseSpanish