Bem-estar

Você sabia? Morangos e mirtilos ajudam a desentupir veias e artérias

Ambas as frutas são ricas em antioxidantes, o que contribui para a diminuição do colesterol no sangue, mas cada uma tem sua particularidade; descubra

Por Helena Gomes

Além de adicionar gorduras boas à sua dieta, reduzir as saturada, aumentar o consumo de fibras e fazer exercício físico com frequência, há duas frutas que ajudam a liberar os bloqueios das artérias e desentupir as veias. São elas: morangos e mirtilos. Essas duas frutas possuem bastante antioxidante em sua composição, mas cada uma tem sua particularidade.
✓ Morangos: os morangos, primeiramente, são ricos em vitamina C, o que faz com que as duas partes do corpo fiquem saudáveis e desenvolvam maior elasticidade. De acordo com o site ‘Regenera Health’, este ingrediente contribui na prevenção de inflamações crônicas e danos oxidativos. Ele também possui compostos fenólicos, assim, reduz os níveis de colesterol no sangue.

✓ Mirtilos: os mirtilos, por sua vez, possuem muitas antocianinas em sua composição, o que reduz a inflamação nas artérias e melhora o funcionamento. Pessoas que são diagnosticadas com hipertensão, por exemplo, são aconselhadas a adicioná-los em sua dieta. Desta forma, diminuem a pressão arterial e melhoram a saúde cardiovascular. Eles também contribuem para um número menor de triglicerídeos, evitando o acúmulo de placas de gordura nas artérias.

Outros benefícios do morango
✓ Fonte de fibra:
quando pensamos em frutas com fibra, normalmente, nos conectamos com a banana e a maçã, mas você sabia que o morango tem fibras também? E muitas, por sinal. Segundo especialistas, por isso, ele fornece propriedades prebióticas e melhoram a saúde digestiva. Ademais, a fruta proporciona uma grande sensação de saciedade.

✓ Bastante vitamina C: e, se a palavra vitamina C vem à tona em algum assunto, visualizamos as frutas cítricas, mas o morango é rico em vitamina C também — até mais que limão e laranja. Ele possui 88,5mg por 100g, já a laranja conta com 66,4mg, e o limão com 62mg.

✓ Capacidade mental: por fim, mas não menos importante, o Estudo de Saúde das Enfermeiras da Universidade de Harvard descobriu que as pessoas de 70 anos que consumiam morangos tinham menor declínio cognitivo e uma capacidade mental semelhante à de alguém até dois anos e meio mais jovem. De acordo com a pesquisa, isso se deve à presença de flavonoides e outros pigmentos vegetais.

Fonte: Terra

Related Posts

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

EnglishPortugueseSpanish